Corpo de Bombeiros atua em incêndio de residência em Quixadá
25 de fevereiro de 2023 - 17:38 #Corpo de Bombeiros atua em incêndio de residência em Quixadá
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
Batalhão de Combate a Incêndio Florestal atua em incêndio de residência em Quixadá
Corpo de Bombeiros atua em incêndio de residência em Quixadá, na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20).
Nesse sentido, o sinistro ocorreu na noite desta sexta-feira (24), por volta das 22h15min, na Avenida Plácido Castelo, bairro Centro de Quixadá. Não houve vítima mas danos materiais.
De acordo com o 3º sargento Felipe Fernandes de Menezes, “ao chegar no local, o incêndio já havia sido apagado por populares. Coube a guarnição atuar no rescaldo do incêndio”, informou o comandante do socorro.
Em outras palavras, os residentes informaram que, “o incêndio teve origem de uma oscilação de energia da rede elétrica em decorrência de uma manutenção da concessionária responsável”. Portanto, o proprietário foi orientado das providencias cabíveis e que a constatação do fato somente por meio de uma perícia do órgão competente.
O rescaldo
De acordo com o 3º sargento Menezes, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, ressaltou o comandante do socorro.
Os danos
Em síntese, as chamas atingiram o mobiliário e eletroeletrônicos da sala da residência: um televisor, quatro quadros, um dvd, um home theater, um roteador, uma cortina, um forro de gesso, um aparelho condicionador de ar, tomadas e instalação elétrica do ambiente e um painel de madeira.
Por fim, apagaram o incêndio, o 3º sargento Menezes, os soldados: Araripe, Everton Sousa e Silvestre, na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 01 (ABTS 01).
Balanço
Em resumo, 1.184 ocorrências de incêndios residenciais foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) no ano de 2022. Entre as ocorrências, estão 931 incêndios em residências “unifamiliares”, ou edificações únicas, enquanto 253 das ocorrências foram em residências “multifamiliares”, com mais de uma unidade construída.
Em outras palavras, 2022 superou os número de atendimentos de 2021, 2020 e 2019, quando o CBMCE apagou 1.020, 1.040 e 935, incêndios em residências respectivamente.
Em 2023, o Corpo de Bombeiros apagou 160 incêndios em residências, 123 em unifamiliar e 37 em multifamiliar.
Dicas de prevenção
Contudo, recomendamos a manutenção na rede elétrica uma vez a cada cinco anos. Além disso, é desaconselhável que mais de um equipamento esteja ligado em uma mesma tomada. Assim como, não recomendamos a recarga de aparelhos celulares sobre móveis como sofás, camas, colchões ou travesseiros.
Do mesmo modo, devemos retirar os equipamentos eletrônicos da tomada após a recarga completa. Além disso, que o registro de gás permaneça fechado durante o período em que os moradores não estiverem na residência.
Também sobre o registro e a mangueira de gás, a recomendação é a troca do dispositivo a cada cinco anos de uso. Assim, se evitam possíveis vazamentos e outros riscos de acidentes. O CBMCE reforça que devem ser observados o período de troca do registro e mangueira em decorrência do prazo de validade.