Corpo de Bombeiros apaga incêndio de madeireira na Granja Portugal
19 de fevereiro de 2023 - 19:13 #Corpo de Bombeiros apaga incêndio de madeireira na Granja Portugal
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
além do Conjunto Ceará, o Quartel Central e o José Walter também aturam no combate e rescaldo
Corpo de Bombeiros apaga incêndio de madeireira na Granja Portugal, na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) de Fortaleza.
A princípio, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança acionou a 5ª Companhia do 1º Batalhão, com sede no Conjunto Ceará, por volta das 8h05min da manhã deste domingo (19). Imediatamente o socorro se deslocou até a Rua Vital Brasil, onde funciona uma edificação comercial.
De acordo com o 1º tenente Robson Alexandre Gomes Bezerra, “com o objetivo de debelarmos o sinistro. antes de chegarmos ao local, uma vez compreendido que incêndios dessa natureza requerem uma atenção diferenciada em razão da complexidade, acionamos o tanque reserva para dar apoio”, informou o comandante do socorro.
Nesse sentido, “chegando no local, nos deparamos com um incêndio concentrado em uma região de um galpão, repleta de material combustível”, comentou o tenente.
Apesar disso, “controlamos o incêndio por volta das 8h45min”, declarou o oficial.
O estabelecimento e ataque
Em outras palavras, também acionamos a viatura Auto Bomba Tanque 37 (ABT 37), além da viatura Auto Tanque 12 (AT 12). Ou seja, inicialmente operamos com duas viaturas de combate a incêndio e um tanque. Enquanto que para o combate utilizamos oito mangueiras de 1 ½’ e dois esguichos de vazão reguláveis.
O rescaldo
De acordo com a tenente-coronel Ana Paula, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, ressaltou a comandante da 5ª Companhia do 1º Batalhão.
Ainda assim, houve revezamento de guarnições entre a do Conjunto Ceará (5ªCia) com o Quartel Central (1ªCia) e também do José Walter (4ªCia), respectivamente sob o comando do 2º tenente Lucas e 2º tenente Domingos. Ao final, o incêndio consumiu cerca de 50 mil litros de água no combate e rescaldo.
Por fim, também compareceram ao local, o superior e o coordenador de operações, respectivamente o tenente-coronel Haroldo e o capitão Sérgio Martins. Logo depois o supervisor do comando de engenharia de prevenção de incêndio, o 1º tenente Assiram. O responsável pela empresa acompanhou o combate e rescaldo e foi orientado sob medidas preventivas e a retirada do material sinistrado.
O rescaldo foi concluído as 17 horas.
Os danos
Conforme levantamento no local observamos que as chamas atingiram: Quatorze prateleiras de aço de aproximadamente 2 ½ metros de altura, por aproximadamente 1m de largura e 3m de profundidade, utilizadas para armazenar fórmica e madeira diversa. Como também, diversas peças de fórmicas e madeira tipo compensado. Além disso, um forro de pvc (parcialmente atingido) da loja e toda instalação elétrica do ambiente sinistrado.
Em síntese, este ano o Corpo de Bombeiros atendeu 63 incêndios em edificações comerciais.
Vidas alheias e riquezas salvar!