13 de fevereiro de 2023 - 13:52 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Corpo de Bombeiros conclui treinamento básico de salvamento aquático

29 bombeiros militares concluem treinamento básico de salvamento aquático com 100 horas aulas

Corpo de Bombeiros conclui treinamento básico de salvamento aquático. A principio, na manhã desta segunda-feira (13), o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará participou da formatura do treinamento básico de salvamento aquático na sede do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS). Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).

De acordo com o coronel comandante-geral Cláudio Barreto, “o treinamento básico de salvamento aquático visa instruir, treinar capacitar os bombeiros militares quanto às atividades voltadas para o salvamento aquático, conforme preconizam as normas regulamentadoras e técnicas da SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), visando garantir a saúde e segurança de todos os envolvidos durante os procedimentos”, enfatizou o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros conclui treinamento básico de salvamento aquático

Nesse sentido, o tenente-coronel Daniel Oliveira Landim comentou que, “29 bombeiros militares concluíram o Treinamento Básico em Salvamento Aquático. Estes irão atuar no serviço de prevenção e salvamento aquático nas diversas praias e balneários do Estado do Ceará durante a Operação Carnaval 2023″. Como também, ”o treinamento contou com a participação de bombeiros militares oriundos tanto da Capital, região metropolitana de Fortaleza e interior do Estado do Ceará”. Ainda assim, “estes receberam 100 horas de instruções teóricas e práticas, que teve o objetivo de instruir e atualizar os bombeiros participantes sobre as novas condutas e técnicas utilizadas no serviço de guarda-vidas”, informou o comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS).

Conteúdo programático

Antes de mais nada, o treinamento foi dividido em seis módulos: MÓDULO 1 – Anatomia e Fisiologia Humana; MÓDULO 2 – Educação Física 10; MÓDULO 3 – Noções de Oceanografia e Meteorologia; MÓDULO 4 – Prevenção e Salvamento Aquático I; MÓDULO 5 – Prevenção e Salvamento Aquático II; MÓDULO 6 – Técnicas Básicas de Resgate de Afogados I. Em outras palavras, serão abordados os seguintes assuntos: 01 introdução salvamento aquático, adaptação equipamento; 02 técnicas de Salvamento Aquático (Piscina); 03 Oceanografia; 04 Salvamento em Praia de Tombo (Náutico); 05 Salvamentos em Praia intermediária (praia da Leste); 06 Salto de costeira/ Plano elevado/ travessia; 07 e 08 Salvamento Praia do Futuro; 09 Salvamento em rio (Caça e Pesca) e 10 Uso da Prancha/Salvamento em Lagoa (Cauipe)/Avaliação.

Em síntese, além de bombeiros militares de Fortaleza, também participam dos municípios de: Aracati, Caucaia, Crateús. Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá. Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Tauá. Assim como do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) e Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) e Célula de Compras (CECOM).

Por fim, coube a coordenação do treinamento, o capitão Rodrigo Carneiro, comandante da 2ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento, e os instrutores: 1º tenente Theophilo, sargento Benevides, cabo Gama, cabo R Chaves, cabo Ary e soldado Leônidas.

Corpo de Bombeiros conclui treinamento básico de salvamento aquático

O Comando de Bombeiros do Interior (CBI) também participou com bombeiros militares do Aracati, Crateús. Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá. Quixeramobim, Sobral e Tauá.

treinamento básico de salvamento aquático

“Me interessei pelo curso para estar mais preparado para atuar quando exposto ao ambiente aquático, o qual não é nosso hábitat natural, mais interagimos por trabalho ou diversão. A aplicação progressiva de conhecimentos foi essencial por parte da equipe instrução, pois nós como alunos, tínhamos habilidades limitadas e aos poucos fomos crescendo individualmente e em conjunto no que se refere a conhecimento técnico e capacidade física. Ao fim dessas duas semanas o sentimento é de vitória por ter superado nossos próprios limites e confiança para servir a população com visão clara do que fazer em meio a situações de emergência nos diversos ambientes aquáticos de nosso estado”, soldado Fredson.

tenente Brasileiro, treinamento de salvamento aquático

“Minha expectativa para o curso era atualizar os conhecimentos, mas ele entregou muito mais do que isso. Foi um curso de bastante aprendizado, desafios e autoconhecimento. Nos mostrou a importância de estar sempre se capacitando. No curso aprendemos que atividade de guarda vida, além de preparo físico contínuo, é um trabalho bastante técnico, dinâmico e exige conhecimentos em áreas como oceanografia e primeiros socorros. Foram duas semanas de treinamentos teórico e práticos, de atividade física constante que valeram todo o esforço. Que mais cursos como este e de outras áreas sejam realizados”, declarou o 1º tenente Brasileiro.

tenente Theophilo - treinamento básico de salvamento aquático

“Durante duas semanas, os alunos do curso (treinamento) básico de Salvamento aquático, tiveram instrução de técnicas básicas de recuperação de afogado, técnicas de resgate com flutuador, nadadeiras e pranchão e noções básicas de oceanografia. O curso teve como principal objetivo capacitar os bombeiros militares participantes a atuarem na operação carnaval, além de serem multiplicadores dos conhecimentos transmitidos. Hoje 29 bombeiros da capital e interior, entre oficiais e praças, concluem o curso e estão aptos a realizarem salvamento aquático e aplicar as técnicas básicas de recuperação de afogado. Garantindo mais segurança para nossa população e para turistas que venham visitar nosso estado”, ressaltou o 1º tenente Theóphilo.