O que fazer no caso de descargas elétricas no período de chuvas

1 de fevereiro de 2023 - 11:27 #

Ascom CBMCE | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

O que fazer no caso de descargas elétricas no período de chuvas

O que fazer no caso de descargas elétricas no período de chuvas

A princípio, o Sistema de Monitoramento e Alerta da concessionária de energia do Ceará já contabilizou 33.280 raios em 2023. Nos municípios de Viçosa do Ceará, Granja, Aiuaba, Mauriti e Icó foram registradas as maiores incidências de raios.

Desde já,  considerando as macrorregiões do Ceará, o Cariri foi a região mais atingida, logo em seguida vem o Vale do Jaguaribe e Centro-Sul.

Em síntese, o Brasil é o país com maior incidência de raios do mundo. Por conseguinte, por ano em média de 77.8 milhões de descargas atmosféricas rompem o céu e atingem o solo brasileiro.

Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), anualmente, cerca de 110 pessoas morrem em decorrência do fenômeno, que também deixa mais de 200 feridos e causa a cada ano, prejuízos de um bilhão de reais.

Assim como, no ranking de fatalidades causadas por raios de países com estatísticas confiáveis, o Brasil é o segundo na América Latina com o maior número de mortes (o México ocupa o primeiro lugar), e o sétimo no mundo. Em suma, nos últimos 20 anos – 2000 a 2019 – 43% das mortes por raios ocorreram no verão e 33% durante a primavera. Esses são os períodos do ano em que as altas temperaturas e umidade do ar favorecem a formação de tempestades e raios.

Alerta

Durante o período de chuvas intensas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) lança um alerta para o perigo de descargas atmosféricas, que representam riscos. Com a incidência de raios durante eventos dessa natureza, o CBMCE orienta a população com dicas de segurança para redobrar os cuidados durante os temporais, seja dentro ou fora de casa.

O primeiro alerta é para a população evitar locais abertos e descampados, como campos de futebol, praias e estacionamentos. Além disso, nesses casos, deve-se evitar proximidade com estruturas metálicas, como cercas de arame, varais metálicos, linhas férreas, torres de telefonia e outras estruturas que possam atuar como condutoras da descarga elétrica.

De acordo com o major Aluízio Souza Freitas ter sempre cuidados em áreas abertas ao perceber mau tempo com formação de nuvens carregadas. “A dica é de que o individuo abrigue-se em um ambiente fechado, tais como casas, comércios, industrias, veículos ou instalação subterrânea, como metrô.

Assim como, se estiver dentro de um veículo, orientamos que não saia e feche os vidros e não encoste em partes metálicas. Como também, outra dica é que evite lugares abertos como estacionamentos, praias e campos de futebol.

Se estiver na praia, rio, lago ou piscina orientamos que retire-se imediatamente. Também é importante manter a distância de lugares ou objetos altos, como árvores, portes, quiosques, caixa d’água, torres, antenas e de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de alarme ou cercas em sítios e fazendas”, recomendou o oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Se você estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir que seus pêlos estão arrepiados, ou que sua pele começou a coçar, fique atento, já que isto pode indicar a proximidade de um raio que está prestes a cair. Neste caso, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não fique deitado.

Recomendações

Antes de mais nada, “recomendamos também que não soltem pipas e não carregue objetos, como canos e varas de pesca, principalmente se forem metálicas, além de evitar andar de bicicleta, carro sem capota (conversível), motocicleta ou cavalo”, explicou o major.

Nesse sentido, os raios são muito perigosos, podem causar lesões e até serem fatais. Em outras palavras, as chances de atingir uma pessoa sejam pequenas, a incidência desses acidentes é grande.

No entanto, as mortes e ferimentos em pessoas nem sempre estão associados à descarga de um raio diretamente. Da mesma forma, esses danos podem ser causados por efeitos indiretos, como a queda de um raio próximo ao local onde a vítima esteja.

Do mesmo modo, o major ainda esclareceu algumas verdades sobre as tempestades. “o raio pode sim cair duas ou mais vezes no mesmo lugar.

Por exemplo, ele atinge o objeto mais alto de um determinado local. As descargas elétricas causadas por quedas de raio acontecem, quase sempre, durante temporais. A incidência de raios é mais comum durante os temporais de verão, mas também podem ocorrer no inverno”.

O que fazer no caso de descargas elétricas no período de chuvas

Fonte: Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Mesmo dentro de casa

Ainda assim, mesmo dentro de casa, a população também deve ter cuidados redobrados. As pessoas devem manter distância de janelas, canos, portas, espelhos e outros materiais metálicos. Além disso, orientamos a população, também, a afastar-se de tomadas elétricas. Nesse sentido, os bombeiros militares, ressaltam ainda que nunca utilizem equipamentos ou eletrodomésticos plugados na tomada, como aparelhos celulares e computadores, Bem como, evitar tomar banho em chuveiro elétrico ou ficar próximo à rede hidráulica, como torneiras e canos.

Os aparelhos celulares devem ser desligados das tomadas após serem utilizados. Por fim, os Bombeiros reforçam que a população não deve utilizar equipamentos não homologados e sem certificações de segurança, como carregadores falsificados. Outra orientação importante é nunca dormir com os aparelhos sob o travesseiro.

Como proceder em caso de choque elétrico

Nunca tocar a vítima de descarga elétrica diretamente. A princípio, a chave geral da energia deve ser desligada. Caso o interruptor não seja localizado, recomenda-se procurar um pedaço de madeira ou qualquer material não-condutor de eletricidade para que a vítima seja afastada da fonte de energia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deve ser acionado imediatamente, por meio do telefone 192.

“Caso a vítima esteja desacordada, orientamos que seja iniciado uma massagem cardiorrespiratória e ligue em algum desses números 190, 193 ou 192. Se a vítima estiver sem respiração ou agonizando para respirar, orientamos que deite a vítima de costas, numa superfície rígida; posicione seus braços estendidos, com os seus dedos entrelaçados no centro do tórax da vítima, entre os mamilos. Utilize o peso do seu corpo e inicie compressões torácicas de forma rápida e forte, a manobra deve ser efetuada com frequência de 120 compressões por minuto e permita o retorno total da parede torácica da vítima. Não interrompa as manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar até a chegada do socorro”, detalhou.

Vidas alheias e riquezas salvar!