Corpo de Bombeiros apaga incêndio em clínica de Caucaia
28 de janeiro de 2023 - 18:54 #Corpo de Bombeiros apaga incêndio em clínica de Caucaia
Bombeiros Militares de Caucaia apagam incêndio em clínica
Corpo de Bombeiros apaga incêndio em clínica de Caucaia. Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11).
A princípio, os bombeiros militares de Caucaia, por volta das 15h19 da tarde deste sábado (28), apagaram um incêndio em uma clínica de imagem. A 3ª Companhia do 2º Batalhão, com sede em Caucaia, foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS). Imediatamente, os bombeiros militares se deslocaram até a Rua Edson da Mota Corrêa, no Centro de Caucaia.
De acordo com o subtenente Cristiano, “tratava-se de um curto-circuito no condicionador de ar, chegamos rápido no local, o incêndio nada atingiu, além do aparelho”, informou o comandante do socorro, na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 08 (ABTS 08).
Em síntese, o incêndio deixou o pavimento da edificação com bastante fumaça e fuligem
Não houve vítimas, somente dano material, um condicionador de ar
Por fim, atuaram na ocorrência, o subtenente Cristiano, o subtenente Júnior, o subtenente Santos e o subtenente Eduardo.
Em 2022, o Corpo de Bombeiros apagou 484 incêndios em Edificação Comercial
Combate a incêndios em edificações comerciais
Entre janeiro e dezembro de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apagou 484 incêndios em edificação comercial em todo território cearense. nesse ínterim, 382 incêndios em edificação comercial foram atendidos na capital e região metropolitana de Fortaleza, enquanto no interior, no mesmo período foram 102 incêndios. Em comparação a 2021, o número de incêndio aumentou na capital e região metropolitana. Enquanto no interior, foi o mesmo numero de incêndios.
“Dessa forma, atendemos em 2022, 484 incêndios desta natureza, número maior que os anos de 2021, 2020 e 2019, onde apagamos respectivamente, 423, 437 e 472 incêndios em edificações comerciais”, concluiu o coronel Wagner Maia, comandante do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi). Em 2023, nos 28 dias deste mês de janeiro, foram atendidas 36 ocorrências de incêndio em edificação comercial.
Causas de incêndios em edificação comercial
A princípio, tudo pode acontecer, mas a maior incidência que verificamos tem a ver com situações em instalações e equipamentos elétricos. Dentre estas destacamos: Excesso de carga, Curto-circuito, Contato imperfeito (mau contato), Fusíveis e disjuntores, como também: Superaquecimento e falta de manutenção em equipamentos.
Prevenção
Em síntese, sempre faça a manutenção da rede elétrica. Manter a rede elétrica em dia é fundamental para evitar incêndios, afinal os curtos-circuitos são as causas mais comuns para acidentes. Nesse sentido, na maioria dos casos, essas situações poderiam ser evitadas se houvesse uma manutenção adequada na rede e nos equipamentos.
Assim, a dica é estabelecer práticas de manutenção periódicas, analisando o estado da fiação e o funcionamento de toda a rede, fazendo as trocas e reparos sempre que necessário, evitando acidentes.
Recomendações
Em nenhuma hipótese, a população deve tentar apagar incêndios, para que não ocorram acidentes. “Ao avistar um incêndio, as pessoas devem ligar imediatamente para o número 193, que é o nosso canal de atendimento”, recomenda o comandante do Cepi. “Sem o preparo físico, o conhecimento adequado e os equipamentos necessários, fatalmente essas mesmas pessoas acabam se tornando vítimas dos incêndios”, orientou o comandante.
Vidas alheias e riquezas salvar!