Corpo de Bombeiros ministra instrução de prevenção de combate a incêndio florestal
9 de janeiro de 2023 - 08:34 #Corpo de Bombeiros ministra instrução de prevenção de combate a incêndio florestal
Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros ministra instrução de prevenção de combate a incêndio florestal
Projeto Social Protetor da Mata Branca capacita índios de Monsenhor Tabosa
Na tarde desta quinta-feira, 5 de janeiro de 2023, a escola Potyyguara de Jucás, em Monsenhor Tabosa, recebeu a instrução de prevenção de combate a incêndio florestal por meio do projeto social Protetor da Mata Branca, que visa capacitar a população das comunidades mais distante a prevenir incêndios florestais.
Na ocasião, os bombeiros militares do posto avançado de Ipueiras, soldado Lopes e o soldado Getúlio, que são subordinados a 2ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militares, com sede em Crateús, realizaram uma instrução com conteúdos de teórica e prática.
A princípio, esta escola atende a aldeia indígena Tabajara, com referências da liderança indígena a Pajé Rosinha Potiguara.
Depoimento da liderança indígena da aldeia Jucás, a Pajé Rosinha Potiguara
De acordo com o tenente coronel Homero Catunda, “foi ministrada a palestra protetor da Mata Branca para 35 indígenas da referida aldeia”, informou o coordenador e idealizador do projeto social Protetor da Mata Branca.
A palestra
É de notório conhecimento de todos que no segundo semestre se intensificam os incêndios em vegetação, com vistas a orientar a população sobre como debelar os incêndios florestais, as suas formas de combate, como se propaga sem controle as chamas e o uso dos materiais de combate a incêndio. A palestra se deu em dois momentos, primeiro momento uma aula teórica e no segundo momento aula prática. Com o intuito da corporação chegar em locais mais extremos e adversos em sua Área de integração de segurança ( AIS16) e levando conhecimento aos povos indígenas bem como público em geral.
Mata Branca
Assim como, a Caatinga, na língua Tupi Guarani significa Mata Branca, está presente em quase todo o interior do Estado do Ceará.
Esse Projeto visa capacitar os agricultores das comunidades rurais mais distantes para as primeiras ações de prevenção e combate a incêndio florestal, estabelecendo vínculos do CBMCE com os agricultores, facilitando a comunicação no atendimento das ocorrências, mapeando as rotas mais acessíveis aos locais sinistrados, qualificando assim a primeira resposta no enfrentamento aos incêndios florestais.