CBMCE atendeu 2.118 ocorrências com gases em 2022

5 de janeiro de 2023 - 18:53 #

Ascom CBMCE | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu 2.118 ocorrências com gases durante o ano de 2022. O número é superior aos anos de 2021, 2020 e 2019, quando foram registrados respectivamente, 1.624, 1957 e 2092 casos. A princípio, existem vários tipos de gases, que são compostos de diversos materiais. Os mais conhecidos são os gases natural, carbônico, nobre, combustível, metano e butano.

Acionamento por vazamento de gás

CBMCE atendeu 2.118 ocorrências com gases em 2022

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foram acionadas para uma ocorrência de princípio de incêndio por vazamento de gás de cozinha, no final da tarde desta terça-feira (31), em uma residência localizada no bairro Passaré, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) da Capital.

(Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os bombeiros militares se deslocaram para o local da ocorrência. De acordo com o tenente Marcos Antônio Souza Braz, após a equipe chegar ao imóvel, foi constatado que, “houve um vazamento de gás de cozinha, GLP de 13kg com fogo, segundo a solicitante houve uma pequena explosão, ao chegar no local não havia mais chamas, conforme informações preliminares, a irmã da solicitante e vizinhos apagaram o incêndio com o extintor do próprio condomínio. onde foi observado que o registro e a mangueira estavam com a validade vencida”, constatou o bombeiro militar.

Após a guarnição chegar no local foi observado que ainda existia um vazamento de gás no apartamento, “fomos até a central de gás e desligamos o registro borboleta do do botijão de gás liquefeito de petróleo (o nosso gás de cozinha), deixando o local seguro”, informou o comandante do socorro.

A vítima, sofreu queimaduras pelo corpo, sendo atendida por uma unidade médica.

CBMCE atendeu 2.118 ocorrências com gases em 2022

Prevenção que salva vidas e protege patrimônios

Quando se deve trocar o registro de gás?

Após cinco anos de uso, recomenda-se a troca do registro e da mangueira de gás, com o intuito de evitar possíveis vazamentos e riscos de acidentes.

Orientamos que quem usa o gás de cozinha deve observar o período de troca do registro e mangueira por conta do prazo de validade.

Vidas alheias e riquezas salvar!