Dia Nacional do Guarda-Vidas: SSPDS apresenta histórias memoráveis desses profissionais

28 de dezembro de 2022 - 11:19 # #

Ascom SSPDS | Dia Nacional do Guarda-Vidas: SSPDS apresenta histórias memoráveis desses profissionais

Conhecidos como “heróis da água”, os guarda-vidas arriscam a própria vida para salvar vítimas de afogamentos. Eles estudam continuamente e desenvolvem seus conhecimentos para prevenir acidentes, resgatar vítimas e repassar as aprendizagens da profissão. No dia 28 de dezembro, comemora-se o Dia Nacional dos Guarda-Vidas. Em homenagem aos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) apresenta histórias reais de vidas de alguns desses profissionais.

Tenente Amaro 

O tenente Amaro, hoje com 48 anos, relata um episódio em sua vida que se passou no ano de 1986. Quando criança, ele participava de um piquenique com os colegas da escola, em uma praia localizada no município de Pecém, em São Gonçalo do Amarante. Ele foi nadar no mar e quase se afogou. “Aos 12 anos, eu caí numa corrente de retorno e não consegui voltar para areia. Comecei a me afogar e um colega me salvou. Talvez seja o destino, hoje eu trabalho com isso”, declara o guarda-vidas.

Com 20 anos de idade, o tenente Amaro se inscreveu para o concurso do CBMCE e passou. Foi pego de surpresa quando soube que a prova era específica para guarda-vidas. ”Depois de fazer o concurso, eu descobri que a prova era para guarda-vidas. Passei por várias provas físicas de mergulho, em algumas delas, eu tinha que nadar por 100 metros, passar por provas de apneia e completar o cumprimento da piscina, que media 25 metros. Após uma prova escrita, iniciei um curso exaustivo de três meses para realizar resgates”, destaca.

O sargento cita um momento de dificuldade que passou durante o curso. “Tive uma dificuldade grande no curso, porque eu tinha um percentual de gordura muito baixo, afundava com facilidade e não conseguia me manter flutuando. Sou muito grato a dois colegas de turma, o já falecido Paulo Sérgio e o Arnoldo. Esses caras perderam o intervalo de descanso e o lanche para me ajudarem”, declarou emocionado.

Cabo Batista 

O cabo Batista, que atua como guarda-vidas do CBMCE há mais de 7 anos, destaca que a profissão era o seu grande sonho de infância. “O salvamento aquático, para mim, foi a realização de um sonho. Nasci na Praia do Futuro, tive a oportunidade de ver vários resgates e a atuação dos guarda-vidas na praia. Despertando em mim uma vontade muito grande de ser um deles”, descreve.

No ano de 2004, o cabo Batista iniciou a sua primeira experiência como civil em um curso do CBMCE de salvamento aquático, disponibilizado para o público. Mas foi em 2006 que ele fez o certame para o Corpo de Bombeiros. No entanto, naquele ano, ele não conseguiu passar. Em 2013, o cabo Batista não desistiu do seu sonho, e na idade limite para se inscrever, se dedicou e passou. “Quando o concurso abriu novamente, eu tinha 29 anos, a idade limite. Mas eu consegui passar. Me dediquei na parte de salvamento aquático, que me despertava um maior desejo”, declara.

Resgate marcante

No ano de 2019, o cabo Batista realizou um salvamento com o sargento Jairo, que falaremos na próxima parte do texto. Na ocasião, durante um patrulhamento pelo Rio Cocó, os bombeiros militares salvaram a vida de uma criança. “Durante a tarde, por coincidência, decidimos fazer uma patrulha no rio. O sargento Jairo estava pilotando a moto aquática e começou a gritar que estava ocorrendo um afogamento. Por um milagre, chegamos a tempo. Tiramos o menino da água, fizemos todos os procedimentos e conversamos com os pais, que estavam longe da criança”, conta.

Sargento Jairo

O sargento Jairo nasceu no ano de 1986, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza, e passou a maior parte da sua infância frequentando a praia. “Desde cedo, eu frequentava a praia. Com 11 anos eu já tinha aprendido a nadar no mar, e com 14, comecei a surfar, fazendo com que eu amasse ainda mais o mar”, revela.

Um familiar do sargento percebeu o seu amor pelo mar e começou a sugerir que a profissão de guarda-vidas era a ideal para ele. “Um familiar começou a falar sobre eu ser um guarda-vidas. Fiz o concurso e passei na prova. Queria ser guarda-vidas. Muitos colocavam dificuldades, por pegar muito sol, mas isso não era problema pra mim. Com muito esforço, fiquei em segundo lugar no curso de salvamento aquático, no ano de 2009”.

Salvamento de conhecidos

O sargento Jairo citou uma história marcante, quando ele resgatou uma família conhecida, em que as pessoas são próximas de seus familiares. “Estava escalado na praia do Caça e Pesca. Lá, quando eu cheguei, coloquei meus pertences no posto e avistei uma família tomando banho do outro lado da Sabiaguaba. Vi de longe uma criança, que estava com a família, se afogando. Na sequência, o pai se jogou para ajudar, mas começou a se afogar também. Na mesma hora peguei o pranchão, corri para onde estavam as vítimas e as coloquei no pranchão. O pai da criança estava muito nervoso e consegui tranquilizá-los. Fomos nadando e voltamos para a beira da praia. Percebi que já conhecia as pessoas e foi emocionante salvá-los”, declara.

De pai para filho

Com três anos de atuação como guarda-vidas do CBMCE, o soldado Dieggo inspira os seus filhos a seguir os seus passos. Dante, de nove anos, e Danilo, de sete anos, acompanham a atuação do pai sempre que possível, no posto 11, da Praia Caça e Pesca. O soldado repassa para os seus filhos todos os aprendizados da profissão.

“Os meus filhos começaram por volta dos quatro anos na natação. Desde cedo eu já queria que eles soubessem nadar, para que nada de ruim acontecesse. Eles adoram participar. Ensinei várias questões de salvamento aquático e eles se divertem muito com a parte de ser bombeiro. Em relação a isso, eles curtem muito, querem estar em todos os eventos que podem”, destaca.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) parabeniza todos os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) pelo seu dia!  

Vidas alheias e riquezas salvar!