Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvam 11 vidas na Praia do Futuro em Fortaleza

6 de novembro de 2022 - 19:52 #

Ascom CBMCE | Guarda-vidas do CBMCE

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvam 12 vidas na Praia do Futuro em Fortaleza

11 vidas salvas, 02 crianças encontradas, 04 atendimentos pré-hospitalar e 01 acidente com animal marinho

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio de ações de suas equipes de Guarda-Vidas, salvou 11 vidas de afogamento na Praia do Futuro de Fortaleza. Balanço de 01 a 06 de novembro de 2022.

Além da Praia do Futuro e Caça e Pesca, os guarda-vidas, também atuaram para evitar afogamentos nas praias do Icaraí, Cumbuco e da Barra do Cauípe, situadas em Caucaia. Como também, na Praia de Canoa Quebrada no Aracati e Praia de Jericoacoara, nas Áreas Integradas de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza e (AIS 11, 17 e 18) do Estado.

Detalhamento das ocorrências

Das 11 vidas salvas, 06 são do Ceará, sendo: 05 de Fortaleza e 01 de Baturité. Enquanto 04 vidas salvas foram de turistas de fora do Estado e do País, dos quais: 02 do Rio de Janeiro e 02 da Colômbia. Além de um banhista que sofreu um acidente com animal marinho, sendo da cidade do Rio Branco, no Estado do Acre. Como também, foram encontradas 02 crianças, sendo 01 com três anos de idade, residente no bairro Messejana, em Fortaleza e a outra criança com 07 anos de idade, residente na Sabiaguaba, ambas de Fortaleza, foram encontradas e entregues ilesas aos respectivos familiares.

Importante salientar que todos os resgates ocorreram antes do processo de afogamento iniciar, demonstrando a eficiência dos guarda-vidas em atuarem antes que as vítimas começassem a aspirar água.

Enquanto ocorreram 04 atendimentos pré-hospitalar, sendo 01 com intoxicação exógena, reação alérgica por conta de comer camarão, 02 vítimas com queda de pressão arterial, 01 crise de abstinência alcoólica. Além de 01 acidente com animal marinho, o banhista pisou em um peixe bagre, vindo a cortar seu pé. Todas as vítimas foram atendidas e encaminhadas para uma unidade de pronto atendimento.

Efetivo empregado

Na operação atuaram os guarda-vidas de Fortaleza, Caucaia, Aracati e Jijoca de Jericoacoara, totalizando 60 guarda-vidas, 22 postos, além de 08 quadriciclos, 07 viaturas 4×4 e 05 motoaquáticas, com apoio de 03 ambulâncias tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).

Balanço

Em síntese, em 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou entre janeiro e outubro, 501 banhistas de afogamentos, em todo o território estadual. Além de banhistas cearenses, também foram resgatados banhistas de outros estados e até banhistas internacionais. O balanço de 2022 é menor aos anos de 2020 e 2021, quando a corporação resgatou 563 e 526 banhistas, respectivamente.

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvam 12 vidas na Praia do Futuro em Fortaleza

Vidas alheias e riquezas salvar!