2 de novembro de 2022 - 14:43 #

Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

749 incêndios em residências foram na Capital e 226 no Interior do Estado

Durante o ano de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apagou 975 incêndios em residências. Destes, 768 foram incêndios em residências unifamiliares e 207 em residências multifamiliares. O balanço de 2021 é um pouco menor que os dados de 2020, com 1040 ocorrências, mas superior aos dados de 2019, com 935 incêndios em residências, respectivamente em todo o território estadual.

Conceitos importantes

De acordo com o Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), “residência unifamiliar refere-se a uma residência, ou seja, apenas uma unidade construída e multifamiliar mais de uma unidade (duas casas, ou apartamentos).

Enquanto, incêndio, “é quando existe um fogo não controlado, o que poderá ser bastante perigoso para pessoas, animais e bens. Mortes podem ocorrer pela exposição a um incêndio, quer por inalação de gases, ou pelo desmaio causado por eles ou, numa fase posterior, pelas queimaduras graves”.

Abracopel

Somente uma perícia poderá esclarecer as perguntas: onde? Quando, Como? e, por que o incêndio se inicia? Contudo, de acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em seu anuário de 2020, informou que: 80% dos incêndios residenciais são provocados por curto-circuito na rede elétrica. Assim como, os ventiladores e condicionadores de ar são os aparelhos elétricos que mais causam esse tipo de sinistro.

CBMCE incêndio

Prevenção

A princípio, e, por prevenção, ao sair de sua residência, desligar o registro do gás de cozinha e o registro do quadro de energia elétrica.

De acordo com a Abracopel, a maioria dos incêndios em residência são provocados por curtos-circuitos. Onde, os aparelhos de ar-condicionado e ventiladores são responsáveis pela maior parte deles. Assim como, carregadores de celular, má utilização de tês e extensões, vazamentos de gás de cozinha, panelas esquecidas ao fogo e velas acesas no interior das residências, também são causas bastante frequentes.

Por fim, como medidas de prevenção a esse tipo de incêndios, o Corpo de Bombeiros orienta que: seja feita uma manutenção na rede elétrica pelo menos a cada cinco anos; as pessoas evitem ligar vários aparelhos no mesmo ponto de tomada; ao carregar um celular, nunca apoiá-lo sobre sofá, cama, colchão ou travesseiros e sempre que terminar de carregar, retirar o carregador da tomada; ao sair de casa, desligar o registro do gás de cozinha (GLP) e todos os equipamentos elétricos. Outra atitude bem simples, mas que pode evitar ou dificultar a propagação do fogo, seria fechar as portas e janelas de todos os cômodos.