29 de outubro de 2022 - 09:45 #

Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra | Ascom CBMCE

Corpo de Bombeiros estreia robô em incêndio em vegetação

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará estreia robô em incêndio em vegetação

Corpo de Bombeiros estreia robô em incêndio em vegetação. Área Integrada de Segurança 9 (AIS).

A princípio, no final da tarde desta sexta-feira, 29 de outubro de 2022, por volta das 17 horas, a 4ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para atender uma ocorrência de incêndio em vegetação em uma área verde nas proximidades da Avenida J e o Parque Montenegro.

De acordo com o 1º tenente Fagner, “foi estabelecido um ataque direto com a utilização de 7 (sete) mangueiras de 1 1/2”, além de bomba costal e abafadores”, relatou o comandante do socorro.

Por conta das condições climáticas, vento forte, cerca de 25,9 km/h, e da geografia do terreno, que por falta de acesso impossibilitava um combate mais efetivo por parte da viatura, o incêndio, apesar do combate, estava se alastrando. Contudo, a guarnição solicitou apoio e foi destacado para o local o superior e coordenador de operações, além do suporte do Robô Aircore e do Auto Tanque 14 (AT 14) e da viatura Auto Bomba Tanque 53 (ABT 53) que somaram esforços.

Robô AirCore

O robô, do modelo AirCore, conta com holofotes de alta capacidade e câmeras de filmagem regular e térmica. Ele é movido por esteiras, podendo ser usado em terrenos irregulares e acidentados, e até mesmo sobre trilhos.

Corpo de Bombeiros estreia robô em incêndio em vegetação

visão das câmeras do robô

Em síntese, o robô contribuiu com a segurança dos bombeiros, por jogar seus chatos de água a distancias de 60 metros, bem como, no rescaldo, por conta de suas câmeras, em especial a térmica, identificou e aferiu a temperatura do ambiente, que orientou onde o bombeiro militar deveria manter combate, além de iluminar o cenário do incêndio. A turbina Aircore por conta de sua tecnologia, permite alta absorção do calor, ou seja, ajuda a resfriar o ambiente muito mais rápido e reduz o consumo de água a cerca de 1/4 de outros métodos de extinção, considerando a mesma carga de incêndio.

O Corpo de Bombeiros do Ceará recebeu este robô aircore em março de 2002, sendo o primeiro a ser adquirido na América Latina.

Clique aqui e veja um pouco mais sobre o nosso robô aircore.

O combate e o rescaldo

O combate às chamas seguiu com a utilização de água a partir das viaturas, como também, a pé, por meio de abafadores e bombas costais, e com a utilização do robô aircore e sua turbina em locais mais críticos. Após a extinção de todos os focos de incêndios, foi realizado o rescaldo.

Por conseguinte, foi realizada uma inspeção em toda a extensão do terreno, de modo a garantir a impossibilidade de um novo incêndio.

De acordo com o tenente coronel Francisco Gledson Barbosa Rodrigues, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, informou o comandante do comando de bombeiros da capital (CBC).

Em síntese, para o combate e rescaldo foram utilizados cerca de 8000 litros de água das viaturas mobilizadas, como também, foi estimada que as chamas atingiram cerca de 12 hectares de vegetação. Onde a geografia do terreno e faltas de acesso, impossibilitaram o combate mais efetivo pelas viaturas, além do vento forte não contribuir com o processo de extinção.

Por volta das 21 horas, foi concluído o rescaldo.