Bombeiros Militares de São Gonçalo do Amarante apagam incêndio em vegetação
22 de outubro de 2022 - 08:23 #Bombeiros Militares de São Gonçalo do Amarante apagam incêndio em vegetação
Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do CBMCE
O combate se estendeu ao longo do dia devido à dificuldade de acesso por conta da geografia do terreno
Bombeiros Militares de São Gonçalo do Amarante apagam incêndio em vegetação. O fato ocorreu na Rua José Júlio de Gomes. Área Integrada de Segurança 23 (AIS 23).
A princípio a guarnição regressava de outra ocorrência e foi abordada por populares que solicitaram a intervenção dos bombeiros militares. Como também, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) foi informada. O fato ocorreu por volta das 8h50 da manhã desta sexta-feira, (21).
O combate
De acordo com o 1º tenente Soares, “foi efetuado uma verificação no local da ocorrência e contatei diversos focos de fogo na vegetação em uma área muito extensa e de dunas de praia, vale a salientar que os focos maiores se encontravam no alto de um morro”, resumiu o comandante do socorro.
Por conta da falta de acesso para a viatura de combate a incêndio, o combate se deu a pé e por meio de bombas costais e abafadores, que seus reabastecimentos ocorreram por diversas vezes.
Contudo, considerando a vasta extensão, e os fatores de geografia e da existência de diversas residências próximas ao local, foi solicitado apoio para que se estabelecesse duas frentes de combate. Que foi atendido pela chegada da guarnição da viatura Auto Bomba Tanque 36 (ABT 36), sob o comando do tenente Azevedo.
Como também, por intermédio do comandante da 4ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, o capitão Flávio Cosmo, para que tivéssemos o combate contínuo, foi viabilizado pela Defesa Civil da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante carros-pipas que muito contribuiu com a logística da ocorrência.
Por fim, o combate se estendeu ao longo do dia, sendo todos os focos debelados por volta das 16h30.
Em síntese, em média foram utilizados cerca de 30 mil litros de água, não houve vítima e nenhuma residência foi atingida. Infelizmente, o dano foi a extensa área da flora que foi atingida pelas chamas.
As guarnições permaneceram no local, até a conclusão da ocorrência.
Vidas alheias e riquezas salvar!