CBMCE: O uso do EPI e sua importância

8 de junho de 2022 - 15:49 #

Ascom CBMCE | CBMCE: O uso do EPI e sua importância

CBMCE: O uso do EPI e sua importância

A importância do uso do Equipamento de Proteção Individual

Você já deve ter ouvido falar na sigla EPI, significa Equipamento de Proteção Individual e como o nome sugere, é pessoal e deve ser intransferível, para sua própria segurança e proteção. As regras que discorrem sobre o uso do EPI se encontram na Legislação Trabalhista e portanto as partes, sejam empregadores ou colaboradores possuem ônus e bônus com relação ao seu cumprimento legal.

O que é EPI?

A norma regulamentadora que trata deste tema é a NR6, cujo texto diz: “(…) considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”;
E é sobre esses riscos ambientais que fala a NR9, que declara tais ricos como sendo agentes Físicos, Químicos ou Biológicos que potencialmente possam causar danos à saúde do trabalhador, em consequência de sua “natureza, concentração e tempo de exposição”, tal como está na norma.

E quais são os agentes Físicos?

Ainda segundo a NR9: “Consideram-se agentes físicos (…) ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infrassom e o ultrassom.

Quais são os agentes Químicos?

A NR exemplifica os seguintes agentes: “poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, (…) possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.”

E os Agentes Biológicos?

A mesma norma discorre sobre quais seriam os agentes Biológicos, a saber: “fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros”.
O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO CEARÁ reforça que uso do EPI além de obrigatório é essencial para a manutenção da sua saúde e segurança, faça uso sempre que necessário, minimizando assim qualquer eventual dano a sua integridade. É direito seu, é dever de todos. Lembre-se: segurança sempre em primeiro lugar. Um trabalho seguro passa por um processo de conscientização pessoal.

Vidas alheias e riquezas salvar!