Homenagem: 24 de Maio – Dia da Arma de Infantaria

23 de maio de 2022 - 21:10 #

Ascom CBMCE | Homenagem: 24 de Maio - Dia da Infantaria

Homenagem: 24 de Maio - Dia da Infantaria

Dia da Arma de Infantaria

Homenagem: 24 de Maio – Dia da Arma de Infantaria. Em 24 de maio, comemora-se o Dia da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro. A Infantaria é uma tropa disciplinada, que emprega o fogo, o movimento e o combate aproximado em suas ações, tornando-se a peça base para manobras decisivas, nos diversos teatros de operações.

A História da Infantaria

Do mesmo modo, a história da Infantaria, no contexto mundial, é quase tão antiga quanto à da própria guerra. Em situações de conflito, os exércitos da antiguidade empregavam o combate corpo a corpo e alguns armamentos, como espadas e bastões. A infantaria, caracterizada como uma massa organizada, ficou evidenciada pelos gregos e romanos, que viram a necessidade de criar fileiras capazes de impor, com disciplina e coesão, a força e o poder de combate ao inimigo.

Além disso, no Brasil, sua história confunde-se com a de seu Patrono, o Brigadeiro Antônio de Sampaio, que derramou seu sangue no campo de batalha, cumprindo, ao lado de seus homens, o dever de defender os interesses da Pátria. Nascido em 24 de maio de 1810, em Tamboril, distante 287 km de Fortaleza, o Brigadeiro Sampaio, filho de Antônio Ferreira de Sampaio e Antônia Xavier de Araújo, alistou-se voluntariamente como praça, quando tinha 20 anos, e alcançou, por mérito, todos os postos de sua carreira.

O Patrono da Rainha das Armas

Como também, durante a Guerra da Tríplice Aliança, o Brigadeiro Sampaio comandou a 3ª Divisão do Exército Imperial, a Divisão Encouraçada. Três batalhões de renome a compunham: o Batalhão Vanguardeiro, assim chamado por ir à frente nas marchas para o combate; o Batalhão Treme-Terra, conhecido por fazer o chão estremecer quando marchava e atacava; e o Batalhão Arranca-Toco, pois dizia-se, à época, uma anta de floresta, que resistia aos seus embates e, com os pés nus e robustos, passava incólume sobre espinhos, tremedais, pedras cortantes e abrasadas pelo sol de verão.

Brigadeiro Sampaio

Brigadeiro Sampaio

A princípio, em 13 de março de 1962, por meio do Decreto nº 51.429, o Brigadeiro Antônio de Sampaio foi homologado como patrono da arma de infantaria do Exército Brasileiro. Arma na qual se forjou e se destacou como líder, instrutor e disciplinador.

Assim como, desde 1996, os restos mortais de Sampaio foram depositados no pantheon em frente à Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção (CE), onde ingressou como soldado nas fileiras do Exército Imperial. O local hoje abriga o Comando da 10ª Região Militar.

Enquanto que em 2009, o Congresso Nacional inscreveu o nome do Brigadeiro Sampaio no Livro dos Heróis da Pátria. Além disso, na data de seu nascimento, 24 de maio, o Exército Brasileiro comemora o Dia da Infantaria.

Exército Brasileiro – “Braço Forte, Mão Amiga”

CBMCE – “Vidas alheias e riquezas salvar!”