CEDEC realiza avaliação de risco em barragem em Quixadá/CE

16 de maio de 2022 - 11:54 #

Ascom CBMCE | CEDEC realiza avaliação de risco em barragem em Quixadá/CE

CEDEC realiza avaliação de risco em barragem em Quixadá/CE

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realiza avaliação de risco de barragem em Quixadá/CE

CEDEC realiza avaliação de risco em barragem em Quixadá/CE. Ao longo dessa sexta-feira, 13 de maio de 2022, uma equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) realizou uma avaliação de risco de colapso de estrutura em barramento na localidade de Cipó dos Anjos na cidade de Quixadá/CE. Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20).

A equipe da CEDEC foi composta pelo capitão Freitas Filho, subtenente J. Paulo e subtenente P. Junior.

CEDEC realiza avaliação de risco em barragem em Quixadá/CE

A avaliação

Tratava-se de um açude de domínio particular, outorgado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) Além da equipe da CEDEC, também estiveram no local, o empreendedor responsável pelo barramento, moradores da comunidade localizada a jusante da barragem e o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Quixadá.

O principal objetivo dessa avaliação foi observar a existência de possíveis anomalias na estrutura que barra o curso d’água. O procedimento envolve a realização medições da altura e largura do maciço, bem como cálculo de estimativa de volume de água armazenado.

Assim como, durante a vistoria foram identificados diversos fatores que comprometem a segurança da estrutura, como vegetação no talude, cercas de arame e trânsito de animais.

Dentre outras orientações, foi recomendado ao empreendedor que aumentasse a vazão do sangrador, como forma de diminuir a carga exercida na estrutura.

A Política Nacional de Segurança de Barragens

A Lei nº 12.334, de 20 de setembro de 2010 estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens destinadas à acumulação de água para quaisquer usos

CEDEC realiza avaliação de risco em barragem em Quixadá/CE

A Defesa Civil somos todos nós!

Vidas alheias e riquezas salvar!