FIPE-IFPE certifica internacionalmente o Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio

26 de março de 2022 - 10:39 # #

Ascom CBMCE | Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS)

CBMCE e CBMSE realizam o CATS XVII na Cidade de Aracaju

Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio do CBMCE é reconhecido pela FIPE-IFPE 

Em 2022, o Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio CATS/CBMCE chega a sua vigésima segunda edição a acontecer na cidade de Itapipoca, estado do Ceará, também conhecida como cidade dos 03 climas (praia, sertão e serra), como uma novidade, além de certificar os alunos em nível nacional em parceria com o Programa Vidas Preservadas pelo Ministério Público do Estado do Ceará, terá a certificação internacional da Federação Internacional de Psicologia das Emergências (FIPE-IFPE), tornando-se o primeiro Corpo de Bombeiros brasileiro com um curso específico na área de prevenção e intervenção em suicídio com reconhecimento no cenário mundial, respaldado pela supracitada federação.

O referido reconhecimento é oriundo dos relevantes trabalhos realizados pelo CBMCE dentro e fora do Brasil. Alguns desses trabalhos podem ser citados como formação em Curso de Gerenciamento de Crises e Incidentes nos EUA (2006), a difusão do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) quando o CBMCE esteve na tradução dos treinamentos ministrados pela Guarda Costeira Americana em solo brasileiro, bem como auxiliando na docência do SCI nas cidades de Belém do Pará e Belo Horizonte, Minas Gerais, em 2008, locais de instrução com oficiais alunos compondo um corpo discente de todos os Estados brasileiros, formados e certificados pela Guarda Costeira Americana.

Em 2011

Em 2011, o CBMCE teve um de seus oficiais vencendo concurso de bolsas e indo à CHINA estudar sobre sociologia, urbanismo e desenvolvimento sustentável, realizando, na ocasião, pesquisa especifica sobre significados de vida e de morte na cultura oriental. Observando e estudando também formas de gestão humana que buscassem equilíbrio e bem-estar.

 Ainda, sobre o SCI, é importante ressaltar que ele é uma das principais ferramentas de gerenciamento em incidentes e crises e também no tipo específico de ocorrência: tentativas de suicídio. Durante os preparativos para Copa das Confederações em 2013 e Copa do Mundo de 2014, o CBMCE participou ativamente em Brasília na construção do modelo de gerenciamento em segurança também utilizando o SCI para possível atendimento de ataques terroristas e ataques suicidas com explosivos e similares.

Em 2015

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) aprovou e apresentou trabalho cientifico na Conferência Americana de Suicidologia na cidade de Atlanta, Estado da Georgia, nos Estados Unidos da América.

Em 2017

Em 2017, o CBMCE teve dois militares concludentes pela Escola Superior de Bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar da Polícia Militar de São Paulo em treinamento específico na área de tentativas de suicídio, participou também da Semana Nacional de Bombeiros em João Pessoa-PB apresentando trabalho na área de atendimento de urgência em tentativa de suicídio e no mês de dezembro daquele ano, o CATS teve sua primeira edição com ementa de curso mostrando um conjunto de disciplinas diferenciadas, lecionadas por militares e civis, em parceria com o projeto de apoio à vida UFC, com o Instituo Biadote, como Instituto Casulu Psi, entre outras instituições.

A partir da segunda edição do CATS, o CBMCE passou a receber militares e civis de fora do Ceará para intercâmbio de conhecimentos mútuos, recebendo instrutores militares e civis da Polícia Militar do Rio de Janeiro, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, do Corpo de Bombeiros de Alagoas, do Instituto de Pesquisa e Prevenção de Suicídios IPPES Brasil, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, do Instituto 4 Mental Health do Reino Unido, entre outros.

CBMCE CATS

Da mesma forma, o CBMCE passou a visitar outros estados e ministrar treinamentos e eventos pelo Brasil. O CATS foi realizado nos estados da Paraíba (2018), Pernambuco (2018), Alagoas (2018), Amapá (2019), Goiás (2019), Mato Grosso (2019 e 2020), Acre (2021), Sergipe (2021), Rio Grande do Sul (2021) e teve várias edições no Estado do Ceará, possibilitando a formação de profissionais da Segurança Pública e Forças Armadas, além dos estados supracitados, do Pará, Maranhão, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Piauí, Bahia, Distrito Federal, Amazonas, Rio Grande do Norte, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Além dos estados brasileiros mencionados, o CATS formou bombeiros da Guiana Francesa, Policiais Argentinos e um bombeiro de Fátima, Portugal.

Em 2018

Em 2018, o CBMCE formou 100 seguranças da Universidade Estadual do Rio de Janeiro para ocorrências de tentativas de suicídio em parceria como o BOPE PMERJ e o Gepesp que daria origem ao atual IPPES Brasil.

Com um conjunto de instrutores se expressando em espanhol, inglês e francês, além do Português,  o CBMCE também apresentou trabalhos científicos no Congresso Mundial da Irlanda do Norte (2019) e Austrália, 2021. Além disso, os instrutores cearenses ministraram treinamentoe participaram de mesas redondas e entrevistas online para Mocambique – Africa, Londres-Reino Unido, Massachussets-USA, Porto-Portugal,  Medellin – Colombia, Cagnes Sur Mers – França, Patiala na India asiática, La Paz – Bolívia e Buenos Aires – Argentina, onde há uma parceria entre CBMCE e a Universidade Católica de Cuyo e a Associação Argentina de Saúde Mental. Dessa forma, o CATS conseguiu colaborar com trabalhos de prevenção e intervenção em suicídio em 05 continentes (Américas, Europa, África, Ásia e Oceania).

Guardiões da Vida

Do CATS, surgiu a possibilidade de ministrar outro curso, o Guardiões da Vida, que foi adaptado a partir da estratégia internacional conhecida como Gatekeeper, para prevenir suicídios entre os próprios profissionais de segurança pública. No Brasil, o Projeto de Apoio à Vida UFC, a UECE, o CBMCE e outras instituições que compõem o Programa Vidas Preservadas atuaram na adaptação e difusão do Guardiões da Vida. O CBMCE, nesse sentido, formou profissionais miliares e civis de todas as 27 unidades federadas brasileiras com o Guardiões da Vida.

Em 2021, surgiu outro treinamento, o Teleatendimento em Crise Suicida, ministrado para tele-atendentes da Central Integrada de Operações de Segurança da SSPDS_CE em parceria com a plataforma QAP de serviços e treinamentos. O referido treinamento tem uma segunda edição prevista para 2022.

Reconhecimento

Tantos trabalhos no enfretamento ao suicídio poderia passar a noção de que os atuais instrutores são os pioneiros do CBMCE nessa área, mas o coordenador do Curso TC Edir Paixão, Mestre em Saúde Pública pela UFC,  explica a real origem dos trabalhos dos bombeiros cearenses nesse campo especifico: “Muitas pessoas pensam que sou o pioneiro desse trabalho do CBMCE, mas não é verdade, antes de mim vieram outros, grandes militares, entre eles, impossível não citar o TC Guido Rabelo Nobre, que em 1995 já era aclamado pelos jornais cearenses como um especialistas em resgatar pessoas em tentativas de suicídio. Com ele, agradeço ao CEL RR Francisco Weiner Lopes que me ensinou na Academia de Bombeiros Militar a conversar sempre que possível para resolver pacificamente uma ocorrência. Esses dois oficiais em 2000, há 22 anos, já eram destaque nacional entrevistados pela revista Reader’s Digest Seleções exemplificados como bombeiros que usavam “conversa persuasiva” para resgatar pessoas em tentativas de suicídio. Outro grande nome é o CEL RR Henrique Monteiro, meu orientador científico, que trouxe um olhar acadêmico para o assunto. Se chegamos mais longe que eles, em termos de reconhecimento dos trabalhos nessa seara, é porque “estamos apoiados em ombros de gigantes” como diria o famoso cientista Isaac Newton. Ainda há muito mais a percorrer, pois nossa luta é incansável pela vida, é isso que nos move, nos impulsiona, amar o resgate pelo próprio resgate, é isso que dá um significado espacial as nossas existências!”.

Alguma publicações por autoria ou coautoria dos instrutores cearenses do CATS

Além dos trabalhos supracitados, é importante salientar algumas obras escritas por autoria ou coautoria dos instrutores cearenses do CATS, tais como:

“Artigo sobre ocorrências de suicídio da CIOPS, 2002-2003”

“TCC Abordagem Profissional do CBMCE nas ocorrências de suicídio, 2008, pela Faculdade Metropolitana de Fortaleza”

“ Dissertação de Mestrado ‘Tentativas de suicídio e suicídios de profissionais de segurança pública do estado do Ceará: magnitude, perfil e fatores associados, 2000-2014’, pela UFCE”

“Abordagem na tentativa de suicídio: manual teórico-prático para profissionais de segurança pública, 2018).

“Boletim GEPESP 2019, Parceria com a UERJ”

“Cartilha de Prevenção de Suicídios do Distrito Federal” SSPDF.

“Psicología de la Emergência, 2020, parceria com a Universidade Católica de Cuyo” – 20 autores de 09 países, sendo 01 brasileiro instrutor do CATS.

“Suicide by Cop, Suicídio de policial e suicídio noutra perspectiva, 2021”

“Atirador em Massa: ações de sobrevivência para civis, 2021”

“Abstract Book, 31 World Congress, IASP (Associação Mundial de Prevenção de Suicídios, 2021”.

“Saúde e Trabalho na segurança pública: reflexões cientificas e experiências práticas, 2022”.

A seriedade do trabalho levou dois instrutores do CATS a fazerem lives talks oficiais do Pró-Vida Senasp-Ministério da Justiça, Rebeca Rangel e TC Edir Paixão em 2020 e TC Edir também em 2021, durante os meses do setembro amarelo.

Em 2022

Em 2022, a Federação Internacional de Psicologia das Emergências (FIPE-IFPE) realiza parceria com o CBMCE e certifica os alunos do XII CATS, como um coroamento da valorização da vida que merece nosso respeito e apoio em todas as esferas sociais. O CATS passa a apresentar terminologia que está alinhada com a doutrina internacional de gerenciamento de incidentes e crises,  bem como estabelece por escrito a natureza principiológica de suas ações, como faz o PHTLS 09, a partir dos princípios não há obrigação de método, mas o bombeiro pode usar seu pensamento crítico para escolher as melhores formas de atuação em ocorrências a partir da formação da equipe, do cenário, do tipo de vítima, dos equipamentos e instrumentos, entre outras variáveis, na maioria das vezes, imprevisíveis.

Os cinco princípios da OTS, Orientações em Tentativa de Suicídio do CBMCE são:

1 – Preservar a Vida

2 – Aplicar a Lei

3 – Ser moral e Ético

4 – Respeitar Diferenças

5 – Agir proporcionalmente

Os cinco princípios são previstos para utilização em toda a ocorrência de tentativa de suicídio, principalmente na intervenção baseada em escuta e diálogo, IBED.

Em março de 2022, o CATS chega a sua XXII edição, com um histórico expressivo de valorização da vida, trabalhos que romperam os muros dos quarteis dos bombeiros cearenses e ecoam positivamente para o Brasil e para o mundo.

Caso você precise de ajuda, ligue para o telefone do CVV, 188, ou em casos de urgência e emergência para o 190 (Polícia Militar) para o CBMCE (193) e para o SAMU 192. “Os suicídios são evitáveis, OMS)”.

Vidas alheias e riquezas salvar!