Corpo de Bombeiros resgata animal na Pacatuba

Ascom CBMCE | 1ªCia/2ºBBM - Quartel de Maracanaú

Corpo de Bombeiros resgatam animal na Pacatuba

Bombeiros Militares de Maracanaú resgatam boi na Pacatuba

Corpo de Bombeiros resgatam animal na Pacatuba. Bombeiros Militares da 1ª Companhia do 2° Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/2ºBBM), com sede em Maracanaú, foram acionados, na tarde desta sexta-feira, 25 de Fevereiro, para resgatar um boi que caiu em um poço, no Bairro Jereissati IIII, na Pacatuba, Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12).

O resgate durou cerca de três horas. O animal, considerado de grande porte, caiu de uma altura de 3 metro em um poço que havia cerca de um metro de lâmina d´água.

Foram necessários o trabalho em equipe da guarnição do salvamento III, comandada pelo subtenente bombeiro militar Luciano, juntamente com a guarnição de combate a incêndio da viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 10 (ABTS 10), comandada pelo 2º tenente bombeiro militar Abreu. Assim, 8 militares trabalharam para retirar o boi. Eles tiveram que descer de rapel para amarrar o animal e depois puxar com cuidado para não assustá-lo, até a saída do poço.

CBMCE resgate de animal Maracanaú

O boi foi resgatado com vida.

De acordo com o tenente coronel bombeiro militar Luiz Cláudio, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar explica que “é comum, em áreas rurais, a população escavar poços por conta própria devido à escassez de água. A maioria dos poços permanece sem sinalização ou proteção, que poderiam evitar acidentes como esse. E mesmo depois que esvaziam, eles continuam abertos”.

Enquanto que o 2° tenente bombeiro militar Abreu informou que “ocorrências desse tipo são consideradas de complexidade alta e necessitam de um planejamento efetivo, preconizando-se sempre a retirada do animal sem o acesso do bombeiro, de forma indireta com equipamentos de salvatagem”.

Contudo, nesse caso, os militares tiveram que descer para retirar o boi.

CBMCE resgate de animal

Prevenção

Ele orienta sobre os cuidados que os moradores devem ter em situações como essa.

Quando na desativação do poço ou cisterna se faz necessário fechar seu acesso para evitar acidentes de queda de animais ou até mesmo de pessoas que não tenham conhecimento na área.

Como também, o subtenente bombeiro militar Luciano alertou ainda para os riscos após a queda, tanto para as vítimas quanto para quem for fazer o resgate.

“Muitas vezes o perigo está na queda, pela própria profundidade e outras vezes pelo ambiente insalubre onde o animal ou a vítima podem ficar inalando aquela atmosfera tóxica oriunda de material biodegradável”, relatou o militar comandante da guarnição de busca e salvamento de Maracanaú (1ªCia/2ºBBM).

Por isso, mostra-se importante que a população realize a identificação dos acessos de poços e cisternas, proteja esses acessos com cercados e feche os acessos após o uso. Somente assim conseguiremos reduzir o número de ocorrências desse tipo.