Corpo de Bombeiros resgata porco espinho em Tauá

20 de fevereiro de 2022 - 13:13 #

Ascom CBMCE | 3ªCia/3ºBBM - Quartel de Tauá

CBMCE resgate de animal porco espinho

Bombeiros Militares de Tauá resgatam porco espinho 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado Ceará (CBMCE) por meio da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/3ºBBM), por volta das 08 horas da manhã deste domingo (20), realizou o resgate de um porco-espinho, na cidade de Tauá, Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22).

De acordo com o cabo Mesquita, “o animal estava em uma residência, no bairro Aldeota da cidade de Tauá, como também foi realizado o resgate do animal”, relatou o comandante do socorro.

Após o resgate, o animal foi examinado e constatado que estava bem de saúde e sem nenhum ferimento aparente. Diante disto, o porco-espinho foi conduzido e devolvido à natureza.

CBMCE resgate de animal

Sobre o porco espinho

De acordo com o 1º tenente André Luiz, o “Coendou prehensilis é o nome científico de um roedor arborícola, notívago e herbívoro, encontrado em florestas tropicais desde o México até a América do Sul, conhecido vulgarmente no Brasil como ouriço-cacheiro, porco-espinho, cuandu e cuim.

CBMCE resgate de animal porco espinho

O resgate ocorreu no quintal da residência.

A guarnição que atendeu a ocorrência foi composta pelo cabo Mesquita, soldado Arlenilson, soldado Mickson, soldado Wesley Silveira, soldado Lima Silva e soldado Yuri Muniz, na viatura de Auto Salvamento 48 (AS 48).

CBMCE porco espinho resgate

Com todo o cuidado, o porco espinho foi resgatado e contido em uma caixa de transporte.

Balanço

Durante o mês de janeiro de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 826 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, cavalos, jacarés, gaviões, corujas, raposas, entre outros. O balanço de janeiro de 2022 é superior aos anos de 2020 e 2021, quando a corporação resgatou 382 e 605 animais, respectivamente.

Enquanto que em 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente.

Orientação

O CBMCE orienta que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para evitar situações de acidentes com animais e crianças. Assim como, se deve manter distante de animais silvestres. Em caso de sinistro, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros via 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

Vidas alheias e riquezas salvar!