Solenidade com entrega de honrarias marca os 15 anos da Defesa Civil do Ceará
11 de fevereiro de 2022 - 19:57 #Solenidade com entrega de honrarias marca os 15 anos da Defesa Civil do Ceará
Ascom CBMCE | Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC)
Secretário da SSPDS, Sandro Caron, foi homenageado com a Medalha da Defesa Civil do Estado do Ceará
Com 15 anos de serviços prestados à sociedade cearense, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) realizou, nesta sexta-feira (11), uma solenidade para entrega de condecorações a pessoas que contribuíram com a Cedec. Entre os homenageados estava o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE) do Ceará, Sandro Caron.
O titular da SSPDS/CE foi agraciado com a medalha da Defesa Civil do Ceará. Ao receber a honraria, pelas mãos do coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque, o secretário Sandro Caron falou sobre a relevância dos serviços prestados pela Defesa Civil. “Cumprimento todos os homens e mulheres que fazem a Defesa Civil do Estado, que têm uma missão importantíssima atuando no apoio aos casos de desastres e de ações positivas na defesa de toda a sociedade, bem como em ações preventivas. Parabenizo-os por todo trabalho feito e também a todos que fazem o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Trabalho esse realizado com toda a dedicação de servir cada vez melhor a sociedade cearense. E muito obrigado por essa medalha que recebi e que muito me emociona. Saibam que todo o reconhecimento que vocês têm a mim, também tenho a vocês”, destacou o gestor.
Durante a solenidade, também foram homenageados Luís Eduardo Soares de Holanda, secretário Municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza e que também é coronel do Corpo de Bombeiros; Heraldo Maia Pacheco, coordenador municipal da Defesa Civil de Fortaleza; e o comandante geral da reserva do CBMCE, João Carlos Gurgel. Os três receberam o bóton Amigo da Defesa Civil.
Para o coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque, as homenagens representam o reconhecimento pela dedicação do grupo à Defesa Civil. “São 15 anos de muita dedicação à sociedade, de vidas alheias e riquezas salvar em diversas áreas. Nós do comando da corporação do Corpo de Bombeiros só temos a agradecer. Eu também já fiz parte da Defesa Civil e sei o quanto a missão é árdua. Hoje é um momento de dizermos muito obrigado”.
Ainda foram condecorados nove servidores civis, pelos anos de atuação na Coordenadoria. Além de Maria Ioneide Araújo, analista técnica de Defesa Civil, com 34 anos de serviço, receberam a comenda: Antônio Wilson Ferreira da Silva, gerente do Núcleo de Hidrologia; Francisco das Chagas Brandão Melo, gerente do Núcleo de Sismologia; Francisco Carlos Martins de Oliveira, motorista; Francisco José Ferreira Barbosa, motorista; Inalba Maria de Araújo, agente de administração; Lindalva dos Santos, educadora social e técnica de campo; Raimundo Eliandro Silva de Menezes, serviços gerais; e Geraldo Magela Moreira Santana, motorista. Todos com três décadas de serviços prestados à Cedec.
O coordenador da Defesa Civil do Ceará, tenente-coronel Francisco Albert Einstein, falou sobre a importância do trabalho dos servidores para a sociedade cearense. “Nós fazemos toda a gestão dos riscos e desastres no Estado do Ceará, num sistema tripartite, com o município de Fortaleza, nós do Estado e a Federação, por meio da Secretaria Nacional da Defesa Civil. Os municípios fazem a avaliação dos seus riscos e havendo uma ocorrência que ultrapassa seus limites, nós da Cedec damos apoio, como por exemplo, atuamos em prestar assessoria nas regiões de seca e distribuição de água nos municípios, entre outras atividades.
Histórico
A primeira organização de Defesa Civil foi instituída pelo Governo do Ceará em 31 de agosto de 1971. Chamado Grupo Especial de Socorro às Vítimas de Calamidade Pública (Gescap), o órgão tinha finalidade de coordenar as providências de socorro em situações de calamidade pública declaradas. Em 1982, por meio de decreto estadual, a denominação mudou para Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), como é conhecida até hoje.