Corpo de Bombeiros atua em acidente de trânsito na BR 222, em Umirim

16 de janeiro de 2022 - 18:30 # # #

Ascom CBMCE | 5ªCia/3ºBBM - Quartel de Itapipoca

Corpo de Bombeiros atua em acidente de trânsito na BR 222, em Umirim

Corpo de Bombeiros atua em acidente de trânsito na BR 222, em Umirim. Na tarde desde domingo (16), por volta das 13h50min, O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por meio da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/3ºBBM), sediado em Itapipoca, foi solicitado para resgatar uma vítima de acidente de trânsito, na Localidade de Moreira, Umirim, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17).

A equipe de Busca e Resgate da 5ªCia/3º BBM, composta pelo subtenente Reis, subtenente Oliveira, soldado Gleicyane, soldado Erisvando e soldado Paulo Jr, foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de Fortaleza e deslocou-se na viatura de Auto Salvamento 57 (AS 57) até o local do acidente, na BR 222, Km 105, na Localidade de Moreira, na Cidade de Umirim.

Tratava-se de uma colisão entre um veículo EcoSport, placas de Fortaleza/CE, que se deslocava no sentido Fortaleza – Itapajé, e um caminhão do tipo carreta de placas de Marituba/PA, que seguia em sentido contrário e conduzia uma carga de aproximadamente 2 toneladas de carne.

O condutor da carreta, um Senhor de 61 anos de Idade, natural do Rio Grande do Sul, não teve ferimentos. Já o motorista do EcoSport, veio a óbito no local, ficando preso às ferragens do veículo, sendo retirado com a utilização do kit de desencarceramento.

De acordo com testemunhas no local do acidente, o veículo EcoSport invadiu a contramão, e o motorista da carreta, a fim de evitar o impacto frontal, conduziu seu veículo para o acostamento e provocou o seu tombamento, tentando evitar o acidente. Somaram esforços os agentes da Policia Rodoviária Federal (PRF), V. Holanda e F. Willy.

Kit desencarcerador

O desencarceramento é a operação de salvamento e resgate que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima de materiais envolventes que a prendam ou encarcerem. Um equipamento conhecido como desencarcerador permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou quaisquer outros ambientes que, devido a sua estrutura metálica, necessite ser cortado ou expandido por equipamento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamento hidráulico, por um motor, geralmente acomodado numa viatura própria do Corpo de Bombeiros.

Balanço

Durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuou em 448 acidentes de trânsito com vítimas presas às ferragens em todo o território estadual. Em 2020, foram 487 ocorrências atendidas, números inferiores a 2019 onde foram atendidas 897 ocorrencias com esta tipologia.