Corpo de Bombeiros do Ceará: Cuidados no uso da panela de pressão

7 de janeiro de 2022 - 10:34 #

Ascom CBMCE | 1º tenente Pacífico

Corpo de Bombeiros do Ceará: Cuidados no uso da panela de pressão

O Corpo de Bombeiros do Ceará: Cuidados no uso da panela de pressão. O preparo de alimentos de forma rápida tem muitas vezes o auxílio de uma panela de pressão, como um item indispensável na cozinha. Porém, alguns cuidados com o manuseio são essenciais para que não ocorram acidentes domésticos. Para evitá-los, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) orienta com algumas dicas, já pelo fato do objeto ser um utensílio importante na cozinha e seu manuseio deve ser adequado para evitar possíveis acidentes.

Prevenção de acidentes e cuidados no uso da panela de pressão

A prevenção deve iniciar já na compra da panela de pressão. É necessário observar se o objeto dispõe do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e seja adquirido em lojas credenciadas. Devido à expansão repentina causada pelo excesso de pressão, um acidente com panela de pressão pode gerar prejuízos materiais ou afetar a saúde de pessoas que estejam próximas no momento de um acidente.

“Sempre se deve observar a manutenção das três partes de segurança da panela, que são: a válvula de pressão, a válvula de segurança e a borracha de vedação”, explica o tenente Ronaldo Pacífico Xavier da Silva do CBMCE.

Manutenção que salva

Manter a panela de pressão com a manutenção em dia, ou seja, limpar com regularidade a válvula de pressão e a válvula de segurança, retirando toda a obstrução que normalmente se dá por meio de gordura localizada nessas regiões. Esses cuidados são essenciais para evitar possíveis acidentes domésticos. Como também, verificar o desgaste da borracha de vedação para que a mesma seja trocada. Devido em alguns casos, os acidentes ocorrem pelo não alívio na pressão da panela por meio de sua válvula.

Cuidados no dia a dia

“Recomendamos colocar os alimentos sob pressão e depois incluir os temperos. Atitude simples, que diminui o risco de obstrução da válvula e, consequentemente, de acidentes”, ressalta Ronaldo Pacífico.

Na panela deve ser colocado apenas o volume de alimento e água indicado no manual de instrução. O indicado é usar 65% da capacidade do utensílio, ou seja, se é um recipiente com capacidade de cinco litros, deve-se colocar um volume de apenas três.

Outra medida importante é aplicar a recomendação do manual da panela de pressão, no que diz respeito ao tempo de permanência no fogo. Não é aconselhável ultrapassar 15 minutos, a partir do início da fervura. Ou seja, observar o som característico da panela e o período de cozimento do alimento. É importante ficar atento ao tempo de preparo dos alimentos para que não ultrapasse a recomendação disposta no manual do objeto.

É preciso observar, também, se a válvula está funcionando normalmente e está aliviando a pressão. Se a válvula não estiver liberando pressão, provavelmente, está obstruída e o alívio deverá ser feito de maneira mecânica. Por isso, a limpeza adequada da panela retirando toda a gordura é eficiente para evitar incidentes.

O posicionamento do cabo da panela também é outro item de atenção. Ele deve ficar voltado para o interior do fogão, e nunca para fora, evitando que, acidentalmente, a panela seja derrubada.

“Nunca se deve abrir a panela de pressão sem verificar se toda a pressão foi aliviada”, orienta Ronaldo Pacífico.

Uso da panela

Sempre após o uso da panela de pressão, os resíduos de gordura devem ser removidos cuidadosamente da válvula de pressão, para não ocorrer obstrução.

A borracha e a tampa devem ser lavadas separadamente com sabão e água corrente. Com a borracha limpa, é recomendável observar se a mesma apresenta algum tipo de falha. O ideal é não guardar a borracha na tampa, para que esse item não perca a elasticidade.

É importante ainda que a panela de pressão não seja levada diretamente à torneira para aliviar a temperatura. Essa atitude pode ocasionar um choque térmico e ocasionar um acidente. O ideal é aguardar a panela esfriar naturalmente para abri-la.