CBMCE – Natal com resgates de animais no Ceará
25 de dezembro de 2021 - 10:43 #CBMCE – Natal com resgates de animais no Ceará
Texto: Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).
Em duas ações distintas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou dois cães e um gato que caíram em cacimbões, em Pacajus e Itapipoca, respectivamente. As ocorrências foram registradas nesta sexta-feira, 24 de dezembro de 2021.
Resgate em Pacajus
No primeiro resgate, o CBMCE foi acionado pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), após dois cães caírem em um cacimbão de aproximadamente 8 metros de profundidade, na Rua Cícero Nogueira, em Pacajus, na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25) do Estado.
“A retirada foi feita utilizando uma bacia com amarração de quatro pontos. Foi retirado um cachorro de cada vez, não foi feito a descida na cacimba devido o risco de desmoronamento da mesma”, relatou o subtenente Kleber da Silva Pinto, comandante da guarnição, da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Horizonte.
Os dois cães estavam sobre umas madeiras que fechavam o cacimbão, quando uma desta se afastou, abrindo um espaço por onde os dois caíram. No pedido de socorro, o Senhor Paulo, informou a Ciops que:” meus cachorros caíram dentro da cacimba, temo que eles se afoguem e morram”.
Em síntese, os bombeiros militares de Horizonte foram acionados pela Ciops por volta das 18h10. A guarnição que atuou no resgate foi composta pelo subtenente Kleber, o subtenente Marcondes, o cabo Gouveia e o soldado Igor Moura, na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 06 (ABTS 06). Os dois cães foram resgatados sem apresentar ferimentos e foram entregues ao seu tutor.
Resgate em Itapipoca
No segundo resgate, o CBMCE foi acionado via Ciops para socorrer um gato que caiu em uma cacimbão com cerca de 12 metros de profundidade, no distrito de Barrento, em Itapipoca, (AIS 17).
De acordo com o subtenente Rivelino, do Corpo de Bombeiros, “ao chegarmos no local da ocorrência analisamos o poço e determinamos que tinha uma profundidade em média de 12 metros, impossibilitando a utilização da escada para acesso ao animal. Chegamos à conclusão que poderíamos utilizar um cabo com um laço e um nó de correr, foi feita a amarração, conseguimos laçar o animal com segurança e assim fazer o seu resgate por meio do içamento do felino”, relatou o comandante do socorro, da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Itapipoca.
O animal foi entregue à tutora são e salvo sem sinal algum de ferimento aparente.
Em síntese, os bombeiros militares de Itapipoca foram acionados pela Ciops por volta das 10h da manhã. A guarnição que atuou no resgate foi composta pelo subtenente Rivelino, o soldado Pegado, o soldado Ximenes e soldado Pinho, na viatura de Auto Salvamento 68 (AS 68). O gato foi entregue a sua tutora sem ferimentos aparente.
Prevenção
Em linhas gerais, os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998, a Lei dos Crimes Ambientais. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha sempre distância do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucá-lo. Em seguida, acione uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.
O CBMCE orienta também aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, sempre reduza a velocidade ou pare o veículo. Assim, poderá evitar acidentes e não machucar o animal, na maioria dos casos, levando-o à morte.
Como também, recomendamos que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações de acidentes. Os animais e as crianças são curiosos e não tem noção do perigo.
Balanço
Em síntese, no ano de 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais em Fortaleza e no Interior do Estado. Já no ano passado, esse número de salvamentos aumentou para 5.217. Em 2021, de janeiro a novembro deste ano, já foram resgatados 5.827 animais pelo Corpo de Bombeiros em todo o Ceará.