Programa de Estágio do Comando de Engenharia realiza vistorias

4 de novembro de 2021 - 10:24 # #

Texto: CEPI - tenente-coronel Wagner Maia e 1º tenente Bentmuller

 

Programa de Estágio do Comando de Engenharia acompanha "in loco" os vistoriantes do Corpo de Bombeiros

Programa de Estágio do Comando de Engenharia acompanha “in loco” os vistoriantes do Corpo de Bombeiros

Programa de Estágio do Comando de Engenharia acompanha “in loco” os vistoriantes do Corpo de Bombeiros. CBMCE – Programa de Estágio do Comando de Engenharia turma 2021.2 iniciou na manhã desta quarta-feira (3) uma nova fase no processo de estágio supervisionado com os diversos cursos e universidades que estão neste semestre interagindo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Os estagiários são alunos das engenharia civil, de mecânica e de produção e arquitetura. As universidades participantes do programa são: FAMETRO, UNIATENEU, UNINASSAU, UNIFOR e FACULDADE ARI DE SÁ.

Nesta nova fase o estagiário vai aprender na prática sobre normas, equipamentos e sistemas de segurança contra incêndio. Como também, os alunos tiveram e terão a oportunidade de acompanhar junto com os vistoriantes do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) visitas nas edificações e verificar “in loco” os sistemas de sinalização de emergência, iluminação de emergência, detecção e alarme, de proteção contra descargas atmosféricas, e outros dispositivos e equipamentos  que permitem a prevenção e o combate ao incêndio, tornando todo o aprendizado trabalhado durante o semestre uma experiência prática com êxito.

CBMCE estagiários engenharia

O programa de estágio no Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) é organizado e conduzido pela Célula de Pesquisa e Desenvolvimento (CECAD) com oferta semestral de estágio aos estudantes de Engenharia e Arquitetura por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O estudante que tivere interesse deve entrar em contado com a coordenação do seu curso e buscar maiores informações.

Estagiários – Período: Entre 8º e 10º Semestre

Ana Luiza Carneiro Cardoso – Arquitetura FAMETRO. Francisco Kelven Silva da Guia – Engenharia Mecânica UNINASSAU. Francisco Lourenço de Oliveira Neto – Engenharia Civil UNIATENEU. Letícia Rodrigues Farias – Engenharia Civil UNINASSAU. Marcos Antônio Sousa Costa –  Engenharia Civil ARI DE SÁ. Rafaella Alves da Silva – Engenharia de Produção UNIFANOR. Rafael Ferreira Girão – Engenharia Mecânica UNINASSAU. Thabata Falcão dos Santos – Arquitetura FAMETRO. Valmir Vieira Maia Júnior – Engenharia UNINASSAU. Vanessa Rodrigues Delmont – Arquitetura FAMETRO e Yuri Camilo da Silveira Farias – Engenharia de Produção – UNIATENEU.

CBMCE Engenharia

Palavras dos Comandantes, Geral e Cepi

De acordo com o comandante-geral do CBMCE, “este programa de estágio do Cepi iniciou no ano de 2017.2, na época a estagiária do 8º. Semestre de engenharia civil da Unifor, Mariana Oliveira foi a única aceitar o desafio de fazer estágio numa unidade militar, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. Um desafio para todos nós, pois queríamos mostrar a sociedade acadêmica que o Comando de Engenharia realiza os serviços de fiscalização da segurança contra incêndio e precisava trazer as universidades para essa rotina, precisávamos aproximar a academia da corporação, nasce a ideia de fazer essa junção, Ofertando instruções, orientações sobre normas técnicas, conhecimento sobre linguagem simples, noções de análise de projetos e vistorias técnicas montamos nossa rotina trabalho. A 9ª turma de estagiários do Corpo de Bombeiros do Ceará vai receber informações importantes sobre prevenção e segurança contra incêndio, um conteúdo técnico, que qualifique ainda mais os futuros engenheiros, arquitetos e demais profissionais que fazem esse grupo”. enfatizou o coronel Ronaldo Roque de Araújo.

“A ideia do nosso Programa de Estágio é dar oportunidade aos alunos de vivenciarem de perto a parte de Engenharia de Prevenção de Incêndio, hoje ainda pouco vista durante a graduação”, ressalta Tenente-Coronel Wagner, comandante do CEPI.

Programa de Estágio do CBMCE

O que é necessário fazer para participar do Programa de Estágio?
O Programa de Estágio do CBMCE faz parte de um convênio da SSPDS com as Instituições de Ensino Superior. Saiba com a coordenação do seu curso se a IES possui convênio com a SSPDS. Semestralmente, a SSPDS envia aos cursos a disponibilidade de vagas. Acompanhe junto com a seção de estágio do seu curso.

Observação: O aluno precisa estar apto a cursar a cadeira de Estágio Obrigatório.

Vidas alheias e riquezas salvar!