“Casarão Vermelho” é reconhecido de relevância Histórica e Cultural do Ceará

20 de outubro de 2021 - 09:21 # #

Texto e fotografia: Ascom | CBMCE

Corpo de Bombeiros reconhece "Casarão Vermelho" de relevância Histórica e Cultural do Ceará

“Casarão Vermelho” é reconhecido de relevância Histórica e Cultural do Ceará

“Casarão Vermelho” é reconhecido de relevância Histórica e Cultural do Ceará. Por meio da Lei nº 17.717, de 15 de outubro de 2021, de autoria do deputado estadual Marcos Sobreira, reconheceu o prédio do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) como espaço de destacada relevância Histórica e Cultural do Estado do Ceará.

CBMCE Lei 17.717

De acordo com o Coronel Comandante-Geral Ronaldo Roque de Araújo, “o reconhecimento formaliza o que de fato já acontecia, tanto na dimensão Histórica, como na dimensão Cultural, onde o nosso Casarão Vermelho, ao longo de seus 96 anos de existência foi testemunha e protagonista de vidas alheias e riquezas salvar!”, destacou o comandante geral do CBMCE.

O Governador Camilo Santana em conformidade com o Secretário Sandro Caron vai fortalecer a a Secretaria de Segurança Pública com a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), em Fortaleza, que sediará os comandos das forças de segurança cearenses. Também nominada de Cidade da Segurança. O ganho qualitativo no trabalho do Estado em segurança pública com a construção do CISP foi destacado por Camilo Santana. “São 80 mil m² onde vamos reunir todas as instituições da Segurança. Aqui, temos uma localização privilegiada, com acesso rápido, avenidas duplicadas. Vamos ter um dos mais modernos centros de inteligência e operações táticas do Brasil. Isso vai dar agilidade, facilitar e integrar cada vez mais o trabalho. Não temos medido esforços em fazer investimentos em inteligência, pessoal e equipamentos. Essa é uma modelagem utilizada no mundo inteiro, que é a integração das forças públicas”, ressaltou o governador.

Por conta deste futuro deslocamento do Comando do Corpo de Bombeiros, do então “Casarão Vermelho” para a Cidade da Segurança e por conseguinte vacância desta edificação histórica, o Corpo de Bombeiros encontra-se em fase de implementação do Museu do Corpo de Bombeiros (MCB). Na oportunidade, agradecemos este pleito atendido junto a Assembleia Legislativa do Ceará (Alce) na pessoa do Deputado Estadual Marcos Sobreira que reconheceu o prédio do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) como espaço de destacada relevância Histórica e Cultural do Estado do Ceará.

CBMCE Fachada

Breve Histórico

Histórico do Corpo de Bombeiros do Ceará. Inicialmente denominada de Pelotão de Bombeiros. A instituição foi criada pelo Desembargador José Moreira da Rocha. Ou seja, Governador do Estado, no dia 8 de agosto de 1925, por meio da Lei no 2.253. Tinha como objetivo principal combater incêndios em Fortaleza.

Em 1º de janeiro de 1934, começou a funcionar de fato, sob o nome de CORPO DE BOMBEIROS DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO. Tendo como comandante o primeiro-tenente Francisco das Chagas Nogueira Caminha, contava com um efetivo de 30 homens, advindos do Corpo de Segurança Pública (hoje Polícia Militar do Ceará) e da extinta Guarda Civil, os quais haviam tido como instrutor o segundo-tenente Antônio da Cunha, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Em dezembro de 1934, o efetivo passa para 39 homens, tendo naquele ano sido registrados 21 atendimentos de ocorrências.

Por meio do Decreto nº 75, de 14 de agosto de 1935, a instituição passou a chamar-se “CORPO DE BOMBEIROS DO CEARÁ”, subordinada à “Chefatura de Polícia e Segurança Pública”, com efetivo aumentado para 76 homens.

Por muitos anos, o Corpo de Bombeiros não possuía aquartelamento e os homens que compunham o seu efetivo ficavam alojados no Quartel-General da Polícia Militar, onde hoje funciona o 5º BPM.

Autonomia

Com o transcorrer dos anos, a Corporação foi crescendo e ganhando autonomia. Logo depois a desvinculação da Polícia Militar, efetivada por meio da Lei  nº 11.673, de 20 de abril de 1990. Desse modo, tornou-se uma instituição autônoma, subordinada diretamente ao Governador do Estado.