Corpo de Bombeiros participa da Operação Dommus em Sobral

1 de outubro de 2021 - 10:06 # # # #

Texto e Fotografias: B5 | Cepi Sobral

Corpo de Bombeiros participa da Operação Dommus em Sobral

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio do Corpo de Bombeiros participa da Operação Dommus em Sobral

Corpo de Bombeiros participa da Operação Dommus em Sobral. Nesta quinta(30), foi realizada, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS, a Operação Dommus XVI, no Residencial Caiçara, em Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14), que contou com a presença de todos os órgãos de segurança do Estado do Ceará.

O Corpo de Bombeiros Militar participou através do efetivo do Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndios – CEPI, das Cidades de Sobral e Crateús.

Foi empregado na Operação um total de 11 Bombeiros Militares, sendo 04 duplas de vistoriantes (TEN Ricardo/SD Melo, ST Saraiva/SD Reis, ST Oliveira/CB Fabrício e ST Alexandre/SD Robson) e 02 Bombeiros na viatura Resgate 34 (ambulância), ST Crispim e SD Maurício, além do coordenador do CEPI da cidade de Sobral, TC Mardens.

Foram realizadas vistorias técnicas em 100 Blocos residenciais. Em cada bloco há 16 apartamentos.

Irregularidades encontradas:

1 – Ausência de mangueiras, adaptadores rosca storz, esguichos e chaves de mangueira nas caixas de hidrante;
2 – Extintores extraviados;
3 – Extintores existentes descarregados e com a carga vencida;
4 – Ausência de sinalização dos preventivos (extintores e hidrantes), rota de fuga e saída de emergência;
5 – Iluminação de emergência ausente;
6 – Tubulação da central de GLP das unidades retiradas em todos os blocos.
7 – Rotas de fuga obstruídas.

Em 03 estabelecimentos comerciais foram encontrados botijões de Gás Liquefeito de Petróleo – GLP, estocados e revendidos de forma irregular. Os proprietários desses estabelecimentos retiraram o botijões do local e foram notificados a se regularizarem junto ao CBMCE.

O Comandante do CEPI Sobral, TC Mardens, ressaltou ter acompanhado o início da obra de construção do Residencial Caiçara, tendo analisado o Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico, onde foi exigida instalação de sistema de hidrantes, extintores de incêndio, iluminação, sinalização e saídas de emergência, Central de GLP e Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas. Em nenhum dos blocos vistoriados estão preservados os itens de segurança exigidos para a liberação do Habite-se deste conjunto habitacional.