Corpo de Bombeiros realiza treinamento na serra do Gavião em Maranguape/CE

19 de setembro de 2021 - 10:12 # #

Texto: B5 da 5ªCia/1ºBBM | Fotografias: Soldado Gilseppe Bonazi

Corpo de Bombeiros realiza treinamento na serra do Gavião em Maranguape/CE

Bombeiros do Conjunto Ceará realizam treinamento na serra do Gavião em Maranguape

Corpo de Bombeiros realiza treinamento na serra do Gavião em Maranguape/CE. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 5ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/1ºBBM) com sede no Conjunto Ceará, realizou na manhã desta sexta-feira, 17 de setembro do corrente ano, um treinamento na serra do Gavião em Maranguape/CE ao seu efetivo, na Área Integrada de Segurança 24 (AIS).

O treinamento permitiu a seus participantes testar sua limitações físicas individuais em regiões inóspitas, conhecimento sobre orientação em matas, reconhecimento da vegetação local, espírito de equipe, deslocamento de tropa, nós e amarrações, ancoragem e operações no plano vertical.

A trilha pela mata é de dificuldade moderada, na oportunidade foi realizada uma instrução de descida de rapel do Pico da Rajada. A vista é deslumbrante mas esconde vários perigos, desde pedras soltas que podem ensejar uma queda, aos animais silvestres que podem atacar e também por ser mata fechada é fácil se desorientar.

Pedra Rajada é o ponto mais alto da serra de Maranguape, ficando a 920 metros de altitude. O nome se deu por conta das intensas rajadas de vento ocorridas no local. O percurso é cheio de paisagens lindas e de vários mirantes

Prevenção

Somente suba uma serra ou mesmo realize uma trilha com a presença de uma pessoa que já fez o percurso e conheça o local, ou mesmo com a orientação de um profissional, sempre deixando alguém informado.

Algumas dicas, procure se informar e pesquisar sobre o local e seus desafios. Planejar é conhecer a trilha que será percorrida. Isso significa conversar com pessoas que já fizeram o trecho, ler guias de fontes confiáveis e mapas, além de estar ciente das próprias limitações físicas. Inicie a subida logo cedinho de modo a dar tempo subir, curtir a vista e descer antes do por do sol. Esteja bem alimentado e hidratado e leve consigo somente os suprimentos necessários, como água e doce, lanterna, baterias. O calçado ideal é imprescindível. O que é imprescindível é que seja um calçado que não escorregue e que fique confortável no pé.

A serra do Gavião tem sinal telefônico, em alguns locais, esse contato facilita muito o resgate. Por isso se recomenda que a pessoa saia de casa com a bateria carregada e, se possível, leve uma bateria extra. Sempre deixar alguém avisado sobre a data e horário de retorno. Assim, caso o aventureiro não volte no momento combinado, outra pessoa poderá ligar para o socorro. Recomendamos que essas aventuras se realizem em grupos de pelo menos três pessoas que é o número ideal de integrantes, já que isso permite que, caso alguém se acidente, uma pessoa pode acompanhar a vítima enquanto outra busca socorro.

Reforçando, se você não conhece bem o local ou está inseguro, a dica é buscar um guia que conheça o local para fazer o passeio junto. Trilhas molhadas estão entre os itens que mais deixam uma subida de morro perigosa. Por isso, não se pode arriscar a fazer esse tipo de passeio tanto em dias com possibilidade de chuva, quanto um dia após temporais muito fortes.

Depoimento

De acordo com a soldado Márcia de Paula Monte, ” O treinamento de manutenção da tropa é super importante. Pois este proporciona ao militar um constante aperfeiçoamento. Por mim deveria ter sempre esse tipo de ação, principalmente nas principais áreas de atuação do bombeiro. Eu amei a experiência”, declarou a praça que atua desde no Corpo de Bombeiros, atualmente lotada no Quartel do Conjunto Ceará (5ªCia/1ºBBM).

25 bombeiros militares participaram do treinamento, o O treinamento contou também com a presença do 1° TEN QOBM Araújo da 2°Cia/1°BBM e do ST BM Antônio do BBS, além dos oficias do Quartel do Conjunto Ceará, TC QOBM Valdyano, 1°TEN QOBM Tiago e 1°TEN QOBM Tavares.

O treinamento também permitiu uma descida de rapel aos participantes. O referido evento foi realizado com o objetivo de preparar a tropa para as diversas ocorrências que exigem tais conhecimento e preparo da tropa.