Corpo de Bombeiros debela incêndio em vegetação no sítio Baixio do Muquem no Crato

14 de setembro de 2021 - 15:40 # #

Texto e fotografia: 1º Tenente Sócrates Souza - 5º BBM/CBMCE

Corpo de Bombeiros debela incêndio no sítio Baixio do Muquem no Crato

Bombeiros do Crato debelam incêndio no sítio Baixio do Muquem 

Corpo de Bombeiros debela incêndio no sítio Baixio do Muquem no Crato. Na manhã desta segunda-feira (13), o Corpo de Bombeiros do Ceará por meio do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5ºBBM) com sede em Juazeiro do Norte mas com atuação em toda a região do Cariri Cearense debelou um incêndio em vegetação no sítio Baixio do Muquem, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19).

O incêndio atingiu uma grande extensão, próximo a casas e animais. De acordo com os populares, o incêndio começou em uma queima de folhas por vizinhos e se espalhou para a fazenda próxima, que tem animais. Os bombeiros trabalharam entre 10h e 13h para controlar o incêndio.

Alerta!

De acordo com o 1º Tenente Sócrates Souza, “nós alertamos que nesse período do ano não pode fazer uso do fogo, seja para “brocas”, para limpeza de vegetação secundária ou até para retirada do lixo, pois o risco do vento espalhar as chamas para vegetação nativa ou pastagens é muito grande e pode colocar em risco a vida das pessoas e dos animais. Além disso as queimadas provocam muitos danos ambientais, entre eles a emissão de CO2, que em maiores concentrações atmosféricas intensificam as mudanças climáticas e o aquecimento global”, alertou o oficial do 5º BBM.

Mapa do Ceará

Operação Floresta Branca

Como parte dos trabalhos preventivos da Operação Floresta Branca, os bombeiros especialistas em Prevenção e Combate a Incêndios Florestais alertam através desse mapa do Ceará do Risco de Fogo. Na imagem pode-se perceber que a situação é crítica, nenhuma parte do estado está livre desse problema. Incêndios Florestais são comuns essa época do ano, e suas causas, na grande maioria das vezes são causadas por ação do homem.

No ano passado foram registrados 209 focos de calor em agosto e 440 em setembro. Já este ano, agosto apresentou 258 focos, enquanto que setembro, até hoje, 13 de setembro, tivemos 188 focos.

O Mapa de Risco de Fogo

O mapa de risco de fogo é elaborado a partir dos dados pesquisados no site do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que se utiliza de algumas variáveis como: Precipitação baixa, Umidade baixa e Temperatura alta. Esses dados são fornecidos em forma de números, a partir desses números é feito o trabalho de elaboração do mapa.

O mapa fica vermelho porque a umidade está muito baixa, a temperatura se eleva e não tem precipitação ou a  então a precipitação é muito baixa. por conta desses fatores o risco de fogo fica muito alto e crítico.

CBMCE focos de incêndio por AIS

Neste mapa foi demonstrada a densidade de focos de calor por Área Integrada de Segurança (AIS) na primeira semana de setembro. A imagens mostra que na região Centro Sul, onde está localizado o quartel de Iguatu, foi que teve maior quantidade de focos, isso é demonstrado pela cor mais avermelhada. Entretanto, outras AIS também tiveram destaque nos focos registrados, como AIS 19 (Juazeiro do Norte e Crato), AIS 16 (Crateús) e AIS 15 (Canindé).

 

 

 

Vidas alheias e riquezas salvar!