Jubileu de Ouro da Defesa Civil no Estado do Ceará
1 de setembro de 2021 - 08:46 #cbmce #Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC). 50 anos de bons serviços. #Jubileu de Ouro da Defesa Civil no Estado do Ceará
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC).
Jubileu de Ouro da Defesa Civil no Estado do Ceará. As atividades de Defesa Civil no Estado do Ceará foram iniciadas em 31 de agosto de 1971 por meio do publicação do Decreto 9.537, que instituiu o Grupo Especial de Socorro às vítimas de Calamidade Pública (GESCAP), subordinado à então Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAb), cujo objetivo era “centralizar e coordenar as providências de socorro, em caso de calamidade pública oficialmente declarada no território do Estado”.
Histórico
Em 16 de dezembro de 1982, o Decreto n° 10.766 alterou a denominação do GESCAP, para a atual: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (CEDEC/CE).
Em 16 de outubro de 1987, a CEDEC passa a fazer parte da estrutura da então recém criada Secretária da Ação Social (SAS), por meio do Decreto n°18.876, de 16 de outubro de 2021.
Na Constituição do Estado do Ceará de 1989, incumbiu-se ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) a coordenação da defesa civil em âmbito estadual. Mas somente em fevereiro de 2007, por meio da Lei nº 13.875, o CBMCE passou a ser, efetivamente, o órgão da estrutura organizacional do Governo do Estado responsável pelas ações de defesa civil.
Logo em seguida, ainda em fevereiro de 2007, publicou-se o Decreto nº 28.656, por força do qual a CEDEC passou então a compor a estrutura organizacional do CBMCE.
Na data de hoje a defesa civil do estado completa seu quinquagésimo aniversário, jubile de ouro. Destacamos algumas atividades desenvolvidas pela CEDEC em 2021: capacitação de agentes municipais; a integração com os órgãos setoriais e de apoio à proteção e à defesa civil; monitoramento das informações meteorológica, das atividades sísmicas e dos reservatórios hídricos; o alerta preventivo de eventos adversos; apoio à organização comunitária em proteção e defesa civil; socorro e assistência humanitária aos afetados por desastres; decretação e homologação de situações de emergência ou calamidades públicas.
Integração com os órgãos setoriais. Araripe/CE, junho de 2021.
Acompanhamento de obras de mitigação de secas e estiagens.
Entrega de cestas básicas. Programa Mais Nutrição. 2021
Transporte de ajuda humanitária. 2021