Incêndio em residência é debelado por bombeiros militares de Quixadá

21 de agosto de 2021 - 12:58 # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do CBMCE.

Incêndio em residência é debelado por bombeiros militares de Quixadá

Incêndio em residência é debelado por bombeiros militares de Quixadá

Incêndio em residência é debelado por bombeiros militares de Quixadá. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do Batalhão de Combate a Incêndio Florestal (BCIF) com sede em Quixadá, debelou, na madrugada deste sábado (21), um incêndio em uma residência no bairro Centro, pertencente à Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20 do Estado.

De acordo com o subtenente Almeida, “o incêndio na residência, ocasionou danos materiais, em parte do imóvel que foi atingido pelas chamas, contudo, seis pessoas foram resgatadas pelo quintal do imóvel, mas não sofreram lesões aparente, e foram encaminhadas para um local seguro, sendo um casal adulto, mais quatro crianças”, ressaltou o comandante do socorro.

Do acionamento

O Batalhão de Combate a Incêndio Florestal (BCIF) do CBMCE foi acionada por volta das 00h55n, da madrugada deste sábado (21), pelo Centro de Operações da Polícia Militar do Ceará (Copom) em Quixadá para conter um incêndio na Rua Oscar Barbosa, no bairro Centro. De imediato, os bombeiros militares se deslocaram até o local na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 01 (ABTS 01).

A guarnição após retirar as pessoas da residência, iniciou os trabalhos de combate a incêndio e logo em seguida o rescaldo, que durou por volta de três horas. O deslocamento entre o quartel e o local do sinistro, foi realizado em 07 minutos.

Incêndio em residência é debelado por bombeiros militares de Quixadá

Do combate e resgate

Durante a ocorrência não houve feridos, apenas danos materiais (guarda roupa, camas, colchões, berços, livros e roupas). Apesar da agressividade do incêndio, o imóvel não apresentou danos estruturais. As chamas atingiram dois quartos, dois banheiros, um corredor e a sala parcialmente. O rescaldo consistiu em resfriar e dissipar a fumaça que ficou confinada nos ambientes sinistrados.

Para debelar o incêndio e realizar o rescaldo, foram utilizados 4.000 (quatro mil litros de água) do tanque do ABTS 01, além de dois Equipamentos de Proteção Respiratória Autônoma (EPRA), onde o estabelecimento e ataque se deu por meio de duas mangueiras e um esguicho de vazão de 1 e ½ polegadas.

Conforme o primeiro tenente Francisco Régis Leite Lima, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, informou o oficial do Batalhão de Combate a Incêndio Florestal (BCIF), com sede em Quixadá.

A guarnição do BCIF que debelou o incêndio e resgatou seis pessoas foi composta pelos seguintes bombeiros militares: subtenente Almeida, soldado Mesquita, soldado C. Vasconcelos e soldado Roberto.

Prevenção

Somente uma perícia poderá esclarecer onde e como o incêndio se iniciou, contudo, de acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em seu anuário estatístico ano base 2020, informa que cerca de 80% dos incêndios residenciais são provocados por curto-circuito na rede elétrica. Os ventiladores e condicionadores de ar são os aparelhos elétricos que mais causam esse tipo de sinistro.

Vidas alheias e riquezas salvar!