Justiça estadual inicia Curso de Segurança Pessoal para magistrados na Esmec

13 de agosto de 2021 - 09:14 # # # #

Texto: Aesp e TJCE

A Comissão de Segurança Permanente e a Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP), iniciaram, nesta quinta-feira (12/08),  mais uma turma do Curso de Segurança para Magistrados. A aula inaugural foi com o coronel Cláuber de Paula, que discorreu sobre “Proteção de Autoridades e Proteção 4.0”, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). O objetivo é capacitar os juízes estaduais para que conheçam e adotem estratégias de segurança que permitam o auxílio à integridade física, pessoal e de familiares, em situações de risco.

Aesp realiza curso de segurança pessoal para magistrados do poder judiciário cearense

Na solenidade de abertura, o desembargador Mauro Liberato, presidente da Comissão de Segurança Permanente do TJCE, destacou se tratar de um curso técnico bastante interessante e de excelência, ministrado por pessoas competentes e, que, ao final, sem dúvida, os magistrados ficarão bastante satisfeitos. “A AESP é uma instituição parceira que tem nos dado um apoio muito firme e importante na qualificação dos nossos magistrados no que diz respeito a esse tema”. A capacitação, que conta com a carga horária de 44 horas/aula, abordará o gerenciamento de crise, ações de inteligência na proteção da autoridade judicial, ações para proteção de autoridades judiciais, direção defensiva e evasiva prática e prática de tiro.

A aula inaugural aconteceu na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) e foi ministrada pelo subcomandante da Polícia Militar do Ceará, coronel Clauber Wagner Vieira de Paula, com a presença do presidente da comissão de segurança do TJCE, Desembargador Francisco Mauro Ferreira Liberato; do diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu; do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Ronaldo Roque de Araújo, e do assistente militar do TJCE, tenente-coronel PM Álvaro coelho Viana Junior.

“É com satisfação que iniciamos este momento e com o grato prazer em poder colaborar e caminhar juntos com o Tribunal de Justiça do Ceará. Nós entendemos o quanto é necessário e importante a transmissão desse conhecimento para que os senhores saibam como proceder, no âmbito pessoal e individual, nas mais diversas situações, além de possibilitar o entendimento da missão de cada oficial de segurança para que haja uma colaboração mútua, entre Judiciário e segurança pública. A Academia está de portas abertas para que possamos cada vez mais fortalecer essa parceria e dar o nosso melhor à população cearense”, afirmou o diretor-geral da AESP, coronel Clairton Abreu.

Em seu discurso o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clairton Abreu, também reforçou a relevância do curso. “A gente percebe o quanto é necessário transmitirmos esse conhecimento, para que os senhores compreendam como cada um deve proceder nas diversas situações, que podem aparecer de forma inusitada, como também entender a missão de cada integrante da célula de segurança do Tribunal e assim contribuir também na atividade de proteção pessoal destinada a eles (policiais)”, pontuou.

Segundo o Plano de Ação Educacional do curso, os juízes passarão por aulas de gerenciamento de crises; ações de inteligência na proteção da autoridade judicial; ações para proteção de autoridades judiciais e noções de primeiros socorros, além de aulas práticas de tiro; defesa pessoal; direção defensiva e evasiva.

Desde 2018, a Aesp já realizou quatro turmas do Curso de Segurança Pessoal para Magistrados, contemplando 46 juízes do Estado do Ceará.

Coronel Cláuber de Paula, que já foi assessor militar do TJCE e possui ampla experiência na área, palestrou sobre “Proteção de Autoridades e Segurança 4.0”, explicando aos magistrados como funciona a segurança do Tribunal e repassando dicas de segurança.

O oficial, que foi um dos idealizadores do Curso de Segurança Pessoal para Magistrados, destaca a importância desta capacitação. “Esse curso é importante porque a gente possibilita que o magistrado tenha uma visão do serviço de segurança de autoridades, esse é um primeiro ponto, isso facilita na hora que o agente de segurança tiver fazendo a proteção dessa autoridade, e o outro é que esse curso possibilita que o magistrado ganhe habilidades para quando ele não tiver com a proteção ou quando ele tiver que atuar concomitantemente”, avaliou coronel Cláuber de Paula.