Corpo de Bombeiros debela incêndio em vegetação no município de Russas

4 de agosto de 2021 - 09:33 # # # #

Texto: 2ªCia/4ºBBM - Quartel de Limoeiro do Norte

Corpo de Bombeiros debela incêndio em vegetação no município de Russas

Bombeiros de Limoeiro do Norte (2ªCia/4ºBBM) debelam incêndio em vegetação no município de Russas

O Corpo de Bombeiros debela incêndio em vegetação no município de Russas. Na tarde desta terça-feira (3) foi acionada uma guarnição do Reforço Operacional (IRSO) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) para combater um incêndio em vegetação no bairro aeroporto no município de Russas. De acordo com o solicitante, “o fogo se alastrava e poderia atingir as dependências da CHESF”, informou. Na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18).

De imediato, foi deslocada a viatura de Auto Salvamento 50 (AS 50), que é equipada e preparada para esse tipo de ocorrência de incêndio em vegetação. Sua guarnição foi composta pelos bombeiros militares: cabo Edson pinheiro, soldado Viana, soldado Nairo e soldado De Oliveira. Como também, a guarnição utilizou no combate as chamas, aparelhos sopradores, bombas costais entre outros para debelar o princípio de incêndio que se aproximava da estação da CHESF, que responde pela distribuição de energia elétrica na região no Vale do Jaguaribe.

Em síntese, após o controle do princípio de incêndio, a população foi orientação no local, sobre os riscos das queimadas e prejuízos causados por elas.

De acordo com o major Alexandre da Silva Júnior, “alerto para a responsabilidade em praticar queimadas, podendo o infrator, responder cível e criminalmente por praticar tal ato, assim como, em qualquer emergência, a população deve ligar para 193, e sempre contar com nós que fazemos o corpo de bombeiros”, informou o comandante da 2ªCia/4ºBBM.

Conforme o coronel Anderson Viana,  “incêndio é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação ou estrutura, podendo ser provocado pelo homem ou por causa natural”, enquanto que: “rescaldo é o conjunto de operações necessárias para completar a extinção do fogo, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”. ressaltou o Comandante dos Bombeiros do Interior (CBI).

Bombeiros dão dicas de como prevenir queimadas

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) considerando que o Estado do Ceará localiza-se no semiárido, com baixas precipitações (chuvas), principalmente no período do 2º semestre, tornando mais propicias as queimadas na vegetação.

As queimadas são uma grande questão ambiental e a prevenção é essencial para que o meio ambiente seja preservado.

Sobre o tema sugerimos algumas atitudes para evitar que essas queimadas ocorram ou mesmo se propaguem:

Nunca jogar resto de cigarro ainda acesso, por menor que seja, em locais onde haja vegetação, ou quaisquer fonte de calor, menos ainda se esta vegetação estiver seca;

Para as pessoas que viajam bastante evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial para que as queimadas sejam evitadas, pois esse lixo jogado poderá servir de alimento para o fogo;

Em caso de acampamentos a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação, principalmente seca ou a faça bem perto de um rio, observando o sentido do vento para que as centelhas desse fogo ou fumaça possam iniciar um incêndio florestal;

Nunca se deve soltar balão, em hipótese alguma, pois estes também são um dos maiores causadores de queimadas e por isso não soltá-los é uma maneira de evitá-las;

Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação;

Próximo às estradas e torres de transmissão o ideal é providenciar uma aceiro (Limpeza de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios) nas proximidades, de modo a evitar, em caso de incêndio, que este se alastre.

No Estado do Ceará, a grande maioria dos incêndios em vegetação é por ação humana, onde destes, 69,1% dos incêndios florestais são causados por incendiários, ou seja, intenção de queimar, conforme BATISTA, A.C. e NUNES, J.R.S. (Eds.). Incêndios florestais no Brasil: estado da arte. Curitiba, 2009. Lembrando que incêndio florestal é um crime ambiental tipificado no Código Florestal.