Corpo de Bombeiros – 25 de Julho – Dia Mundial da Prevenção do Afogamento

25 de julho de 2021 - 09:46 # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Dia Mundial da Prevenção do Afogamento celebra-se anualmente a 25 de julho.

Este dia evidencia o impacto profundo do afogamento nas famílias e nas comunidades, visando incentivar para a necessidade de introduzir medidas que salvem vidas, assim como meios que previnam este tipo de acidentes.

Corpo de Bombeiros - 25 de Julho - Dia Mundial da Prevenção do Afogamento

A grande maioria dos afogamentos têm lugar em locais não-vigiados, como rios, lagos, poços, piscinas e reservatórios para armazenamento de água.

Corpo de Bombeiros - 25 de Julho - Dia Mundial da Prevenção do Afogamento

O Dia Mundial da Prevenção do Afogamento foi proclamado através da Resolução 75/76 adotada na Assembleia Geral da ONU de 14 de abril de 2021.

Operação Praia Segura

“O Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou para essas ações 48 guarda-vidas em 19 postos, além de seis quadriciclos, cinco viaturas 4×4 e três motos aquáticas, além do apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)”, explicou o tenente Rodrigo Carneiro, da 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo (1ª/2ª CSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do CBMCE.

Além do trabalho para evitar possíveis afogamentos na região litorânea, os bombeiros militares também realizaram trabalho preventivo com a população a fim de evitar aglomerações nas regiões do Caça e Pesca e Praia da Leste-Oeste.

De acordo com Szpilman (2000), a prevenção feita pelos guarda-vidas nas praias e piscinas e principalmente com campanhas de prevenção atingindo as crianças em fase escolar são as que apresentam maior êxito. A relação entre óbitos e resgates, nas praias do Rio de Janeiro, demonstram que a intervenção precoce do guarda-vidas é o caminho certo para reduzir o número de óbitos neste tipo de acidente. Ainda segundo Szpilman (2005), A prevenção permanece sendo a mais poderosa intervenção terapêutica e pode evitar quase 85% dos casos de afogamento.