Bombeiros Militares passam por capacitação no Curso Básico de Salvamento

24 de julho de 2021 - 12:22 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Bombeiros Militares passam por capacitação no Curso Básico de Salvamento

Aesp e CBMCE promovem Curso Básico de Salvamento

Bombeiros Militares passam por capacitação no Curso Básico de Salvamento. Na manhã desta sexta-feira (23), foi realizada a solenidade de encerramento da 5ª Turma do Curso Básico de Salvamento promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

A princípio o curso tem como objetivo a capacitação, o aperfeiçoamento e a padronização para operações de busca e salvamento terrestre e em altura. Como também, 23 bombeiros militares concluíram o curso com êxito, sendo o 1° colocado o Soldado Passos.

A formatura foi prestigiada pelo Coronel Claudio Barreto, representando o Comandante Geral do CBMCE, pelo Coronel Humberto, representando a Academia Estadual de Segurança Pública, pelo TC Gledson, comandante do Comando de Bombeiros da Capital, pelo TC Sousa Junior, comandante do 3° BBM, pelo TC Menezes, comandante do Batalhão de Busca e Salvamento e pelo TC Landim, comandante da 1ªCompanhia de Busca e Salvamento do BBS e também coordenador do curso.

Parabéns aos guerreiros concludentes!

Curso de Salvamento

No Curso Básico de Salvamento, o objetivo é capacitar e aperfeiçoar os discentes para as operações de busca e salvamento em ambientes terrestres ou que envolvam altura, promovendo assim maior segurança e efetividade nas ações para o profissional de segurança, para a vítima e para os populares que se encontrem nas imediações.

De acordo com o coordenador do Curso de Salvamento, a capacitação tem uma carga-horária de 80 horas/ aula, e contempla um módulo de salvamento em altura e outro de salvamento terrestre. “O módulo de salvamento em altura é um módulo bem prático, eles treinam nós, amarrações, trabalho em altura. A parte de salvamento terrestre também é um módulo muito prático, com utilização de desencarcerador, motosserra, resgate de vítima de poço, temos também a utilização de máscara autônoma, então é um curso bastante completo. A carga horária é bem utilizada. Os equipamentos vão se renovando e nós precisamos de mais treinamentos e repassar para os profissionais para utilizar de forma certa e adequada”, explicou o o tenente coronel bombeiro militar Daniel Oliveira Landim.