MJSP lança dois cursos com foco na prevenção ao suicídio para a segurança pública

14 de julho de 2021 - 10:29

Fonte: DEP/SEGEN - MJSP

MJSP lança dois cursos com foco na prevenção ao suicídio para os profissionais de segurança pública

MJSP lança dois cursos com foco na prevenção ao suicídio para os profissionais de segurança pública


O curso é auto instrucional e visa proporcionar aos profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) o fortalecimento das competências cognitivas, operativas e atitudinais em relação à promoção de saúde mental, à prevenção e posvenção do suicídio

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (DEP/Segen), disponibilizou os cursos de “Prevenção ao Suicídio para os Profissionais de Segurança Pública”, nos níveis básico e avançado.

A capacitação foi desenvolvida pelo MJSP, por meio de Acordo de Cooperação celebrado entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) e a SaferNet Brasil (Associação civil de direito privado, com foco no enfrentamento aos crimes e violações na internet). A capacitação conta, ainda, com o apoio técnico do Instituto Vita Alere e do Facebook Brasil.

Sobre o curso

O curso é autoinstrucional e visa proporcionar aos profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) o fortalecimento das competências cognitivas, operativas e atitudinais em relação à promoção de saúde mental, à prevenção e posvenção do suicídio. Com isso, busca-se alcançar a melhoria da qualidade da vida psicossocial dos integrantes do Susp e, assim, fomentar a reflexão pública sobre o fenômeno suicídio.

A capacitação será dividida em dois níveis: básico e avançado, com 27 h/a e 10 h/a, respectivamente. O curso básico será oferecido para todos os integrantes do Sistema Único de Segurança Pública. Já a etapa avançada será dedicada ao profissional que atua na área da saúde e assistência social da Segurança Pública, para o atendimento dos agentes do Susp.

De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, o suicídio entre os profissionais é um problema grave e que merece atenção do governo federal: “Precisamos de ações efetivas para prevenir as ocorrências de novos casos e promover a saúde mental desses profissionais. O nosso governo tem compromisso com a melhoria da qualidade de vida e com a valorização das pessoas que trabalham incansavelmente na proteção da sociedade brasileira. Essa iniciativa é um marco importante para o aperfeiçoamento e a qualificação da política de enfrentamento ao suicídio”, afirmou o ministro.

Os interessados em participar da capacitação devem, primeiramente, se cadastrar na plataforma de ensino da rede Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) para, em seguida, realizar a inscrição. Para quem já é cadastrado no sistema, basta entrar no portal com login e senha. Realizada a inscrição, o agente tem até dezembro de 2021 para concluir o curso.

Link do curso para inscriçãohttp://portal.ead.senasp.gov.br/academico/editoria-a/prevencao-do-suicidio-para-os-profissionais-de-seguranca-publica

Fonte: DEP/SEGEN

Vidas alheias e riquezas salvar!