Corpo de Bombeiros atua em incêndio de edificação comercial no Eusébio

10 de julho de 2021 - 14:48 #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros debela incêndio em edificação comercial no Eusébio

Bombeiros da Messejana (3ªCia/1ºBBM) atuam em incêndio de edificação comercial no Eusébio

Corpo de Bombeiros atua em incêndio de edificação comercial no Eusébio. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/1ºBBM) foi acionado, na manhã deste sábado (10), a princípio para uma ocorrência de vazamento de gás de cozinha, no entanto, no deslocamento a ocorrência evoluiu para incêndio em cozinha de edificação comercial. O local funciona um bar/restaurante, na Avenida Eusébio de Queiroz, no Centro do Eusébio, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13). Os danos foram materiais, sem vítima.

De acordo com o 1º Tenente Bruno Torquato de Sousa, “no local retiramos os botijões de gás de cozinha para fora do estabelecimento, pois estavam vazando e deram início ao princípio de incêndio e explosão. Resfriamos o ambiente que ainda estava muito quente e gasado para dissipar o calor e o gás ainda presente”, relatou o comandante do socorro.

Contudo, quando os bombeiros chegaram ao local, os funcionários do estabelecimento já haviam debelado as chamas, mas, não haviam conseguido retirar os botijões de gás de cozinha do local e que ainda apresentavam vazamento com risco de reignição e nova explosão.

O incidente

Conforme o Senhor Carlinhos Severiano, de 55 anos de idade e a Senhora Luiza de Oliveira Severiano, de 49 anos de idade, ” que no momento da troca do gás de cozinha, este veio a cair e acabou rompendo a mangueira e quebrando a válvula do registro, vindo a vazar o gás. Em poucos instantes o ambiente ficou bastante gasado e este gás acabou entrando em contato com a chama de uma das bocas do fogão industrial, neste momento, ocorreu uma explosão e o fogo se desenvolveu, entretanto, foi contido por funcionários que estavam presentes no momento do ocorrido”, declararam os proprietários do estabelecimento.

Na cozinha encontravam seis botijões de gás de cozinha, sendo dois em uso, dois cheios na reserva e dois vazios e/ou quase vazios.

De acordo com o tenente coronel Naum Maurício Gomes, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, informou o Comandante da 3ªCia/1ºBBM – Quartel da Messejana.

A guarnição estabilizou o ambiente, retirou todos os botijões que estavam vazando e somente saiu do local quando estava tudo normalizado e sem mais nenhum risco.

Os danos

Os danos foram materiais, onde todo o azulejo da cozinha veio ao chão, alguns utensílios da cozinha, panelas e afins, assim como um fogão industrial e a tampa do quadro de energia ficaram queimados e um outro fogão industrial com algumas avarias. Dois botijões de gás de cozinha ficaram avariados, sem a válvula de segurança e sem os reguladores de pressão. no entanto, os outros quatro botijões permaneceram intactos.

Prevenção

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) publicou em 2008 a Norma Técnica 007/2008 que versa sobre manipulação, armazenamento, comercialização e utilização do gás liquefeito de petróleo (GLP), também conhecido como gás de cozinha. O item 4.6.2.1 estabelece que a  central de GLP deve ser locada no pavimento térreo da edificação e distar 1m dos limites laterais e fundos da propriedade.

Nestes casos de vazamento de gás de cozinha, de modo geral é importante desligar o quadro de energia da residência e não acionar (acender) ou desligar a tomada de energia, assim como, se deve abrir portas e janelas para que o ambiente fique mais arejado, para dissipar o gás vazado, e evitar bater, arrastar ou acender quaisquer fonte de calor. Se possível, desconectar o botijão de gás e levá-lo para um local ventilado. Assim como, retire todas as pessoas de dentro de casa e ligue imediatamente para o número 193.

A central de gás é justamente para evitar acidentes/incidentes como este, se o gás de cozinha estivesse do lado de fora dificilmente teria havido combustão, visto não ter uma fonte de calor próxima. Neste caso específico, imediatamente a queda do botijão de gás de cozinha, se deveria ter apagado as bocas do fogão. Como também, armazenar seis botijões no mesmo ambiente e com fonte de calor próximo, com certeza inspira risco para o estabelecimento e as pessoas que trabalham e o frequentam.

Os proprietários foram orientados de como proceder as providencias cabíveis, visando aumentar a segurança e diminuir os riscos. Ou seja, terão que viabilizar uma central de gás de cozinha, conforme a Norma Técnica 007/2008.

Um pouco mais sobre o gás de cozinha

Em suma, o gás de cozinha é composto basicamente pelos gases propano e butano, além da adição de um composto de enxofre para dar o cheiro que serve como aviso. O gás de cozinha é o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), mas essa sigla também pode significar Gás Líquido Pressurizado. Esses nomes indicam a origem e algumas características do gás de cozinha, isto é, sua origem é o petróleo; ele está líquido dentro do botijão de gás; e é submetido a elevadas pressões, (3 a 15 kgf/cm2) faz com que adquira a forma líquida.

Na foto se observa que a base do botijão de gás está com gelo, como isso é possível?  No botijão de gás de 13kg, ou P13, cerca de 85% do gás está em estado líquido e 15% em estado gasoso. Por isso nunca se deve deitar o botijão de gás, pois se o gás em fase líquida for expelido pode provocar acidentes muito sérios. Contudo, quando este gás vaza para o ambiente, ocorre a vaporização, nome dado à transformação física do estado líquido para o estado gasoso. No entanto, este gás no ambiente inicia uma troca de calor. Como consequência, a superfície do botijão esfria e passa a condensar o vapor d’agua presente no ar, dando a impressão de que o botijão está transpirando. Estes fenômenos são perigosos e podem ensejar uma explosão ambiental caso haja uma fonte de ignição (calor) próximo a este vazamento, que infelizmente foi o que aconteceu.

A guarnição de combate a incêndio da 1ªCia/3ºBBM foi composta pelo tenente Torquato, subtenente Arildo, subtenente Elder, soldado Wesley e soldado Diego Matias. Os militares que atuaram na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS 05).

Vidas alheias e riquezas salvar!