Corpo de Bombeiros resgata cobra jiboia, em Ipueiras
26 de junho de 2021 - 07:23
Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).
Bombeiros de Ipueiras (2ªCia/3ºBBM) resgatam cobra jiboia, em Ipueiras
Corpo de Bombeiros resgata cobra jiboia, em Ipueiras. Por volta dos meio dia desta sexta-feira, 25 de junho, os bombeiros de Ipueiras foram acionados via 193 para a captura e resgate de uma cobra jiboia na Rua Zacarias Ribeiro Miranda no Bairro Vamos Ver, na Cidade de Ipueiras/CE, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16).
De acordo com o Senhor Josué da Silva, ” a cobra estava numa árvore na frente de uma residência”, informou o solicitante.
Para o resgate do animal foi utilizado uma pinça e um cambão.
De acordo com o tenente coronel Homero, “o Pinção Dobrável para Répteis, Cobras e Serpentes, também conhecida como Pinça herpetológica ou snake Tong, é uma ferramenta fabricada em aço inoxidável de alta resistência. A pinça é formada por um corpo dobrável e um gancho na extremidade, unidos por um cabo de aço, semelhante ao sistema utilizado em freios de bicicleta”, informou o comandante da 2ªCia/3ºBBM, responsável pelos quarteis de Crateús e Ipueiras.
Outros resgates
Em 2019, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará resgatou 3.919 animais em Fortaleza e no Interior do Estado. Já no ano passado, esse número de salvamentos aumentou para 5.217.
Após o resgate o momento da soltura em seu ambiente natural longe do meio urbano
Preservação da natureza
De acordo com a Lei 5.197/67 dispôs sobre a proteção da fauna; estabelece que ‘os animais de quaisquer espécies em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedades do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha’.
Proteção legal
A principal lei que protege os animais é a Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais: Art.32 – Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena será de 3 meses a 1 ano de prisão e multa, aumentada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal.
Em síntese, mantenha-se afastado de animais silvestres, Neste caso, o solicitante fez o correto, localizou a cobra, ficou no local e acionou o órgão competente. O Corpo de Bombeiros orienta manter-se distante de animais silvestre, se possível fazer como foi feito nesta ocorrência, manter-se distante, isolar e sinalizar o local e acionar o Corpo de Bombeiros por meio do número 193, a chamada é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive finais de semana e feriados.
O Corpo de Bombeiros resgata cobra jiboia, em Ipueiras. Atuaram no resgate, o soldado Araújo, o soldado Arruda e o soldado Meireles.
Leia mais
Bombeiros dão dicas de segurança contra ataques de cobras
Vidas alheias e riquezas salvar!