Corpo de Bombeiros resgata cobra Jiboia em Quixadá

20 de junho de 2021 - 11:04 # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros resgata cobra Jiboia em Quixadá

Bombeiros do Batalhão de Combate a Incêndio Florestal resgatam cobra Jiboia em Quixadá

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio de uma guarnição do Batalhão de Combate a Incêndio Florestal (BCIF), realizou o resgate de uma cobra jiboia na zona rural de Quixadá, na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20). O animal, que foi resgatado por volta das 17 horas da tarde deste sábado (19).

Após receber a informação que uma cobra estaria em uma escola na Rua José Freire Queiróz, no município citado, a guarnição se dirigiu imediatamente para o local. Chegando lá, os militares estudaram a melhor forma de realizar o resgate sem ferir o animal, que estava entrelaçado na grade do portão da escola. Para o resgate foi utilizado uma pinça específica que dá segurança ao bombeiro, bem como, prende a cabeça do animal sem machucá-lo. Após o resgate, o animal foi devolvido ao seu habitat natural sem ferimentos aparentes.

Em síntese, a guarnição conduziu o animal resgatado e o soltou em seu habitat natural, por ser animal silvestre, na Unidade de Conservação Monumento Natural os Monólitos de Quixadá que fica no entorno do açude do Cedro, que é uma área protegida.

A jiboia-constritora

A jiboia-constritora, ou simplesmente jiboia é única no reino animal. Seu nome em inglês comum é o mesmo que seu nome científico. Também chamada de jiboia-de-cauda-vermelha, a jiboia é uma espécie de cobra grande e de corpo pesado e não peçonhenta encontrada no Hemisfério Ocidental, em toda a América Central e do Sul e em alguns locais ao sul da América do Norte. Em 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais. Já em 2020, foram 5.217 animais resgatados em todo o Ceará.

A guarnição que resgatou a cobra jiboia foi composta pelo: 1º Tenente Quintela e os Soldados: Mesquita, Cidade e Otton, na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 01 (ABTS).

Em síntese, mantenha-se afastado de animais silvestres e, se for picado por uma cobra, procura tirar uma foto desta para que se possa identificar com precisão o seu tipo, contribuindo com o tratamento. Caso veja uma cobra, mantenha-se distante e ligue 193, a ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.

Leia mais

Bombeiros dão dicas de segurança contra ataques de cobras

Vidas alheias e riquezas salvar!