Corpo de Bombeiros debela incêndio em residência no Bairro Parquelândia

20 de junho de 2021 - 15:23 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros debela incêndio em residência no Bairro Parquelândia

1º Socorro do Quartel Central debela incêndio em residência

Corpo de Bombeiros debela incêndio em residência. Uma equipe da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/1ºBBM) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) na manhã deste sábado (19) por volta das 08h04 para atender a uma ocorrência de incêndio em residência, na Rua Professor Anacleto, no Bairro Parquelândia, na Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) de Fortaleza.

De acordo com o 1º Tenente Sérgio Martins, “chegando no local 03 (três) pessoas não identificadas pela proprietária estavam tentando debelar o incêndio, era um ciclista, um vizinho e um funcionário da ENEL”, declarou o comandante do 1º Socorro do Quartel Central.

Conforme a Senhora Aurila Teixeira, “eu estava no quarto deitada na cama quando ouvi um estrondo e começou a sair fumaça do fio do notebook e que do nada a cortina do quarto pegou fogo. Para que o fogo não se alastrasse, fechei a porta do quarto e tirei todos de casa”, informou a proprietária da residência.

Na ocorrência, os bombeiros fizeram o combate com uma linha direta, com três mangueiras e esguicho de 1 1/2″, a partir do corpo de bomba da viatura Auto Hidro Químico (AHQ 01). Foi observado pela equipe que não havia mais corrente elétrica no local que foi cortada por funcionários da empresa concessionária de energia que estavam trabalhando próximo ao local e ao verem a fumaça contribuíram no primeiro combate. Após as chamas debeladas se iniciou o rescaldo. Para o rescaldo foi utilizado um jato neblina para resfriar o ambiente e dissipar a fumaça do local. Para o combate e o rescaldo foram usados cerca de 4 mil litros de água.

Rescaldo

De acordo com o tenente Sérgio Martins, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, ressaltou o Comandante do Socorro.

Contudo, considerando que durante o rescaldo se constatou que a parede que dividi o quarto incendiado de outro cômodo apresentou várias trincas, fissuras e rachaduras, além do telhado com linhas, caibros e ripas que veio abaixo, mais as paredes que tiveram partes do revestimento caído e a parte elétrica comprometida e tudo que o fogo atingiu, por prevenção e segurança, foi requerida a presença da Defesa Civil do município de Fortaleza para fazer um vistoria técnica estrutural mais apurada.

Apesar da rapidez e agressividade do fogo, não houve vítima, somente danos materiais no quarto.

Somaram esforços na ocorrência, uma viatura da Policia Militar e uma ambulância tipo resgate do Corpo de Bombeiros.

A porta fechada evitou que o fogo se alastrasse para o outro quarto ao lado.

Em síntese, o Corpo de Bombeiros debela incêndio em residência na Parquelândia. O primeiro socorro foi composto pelo tenente Sérgio Martins, subtenente Paulo Bento, subtenente Nogueira, cavo Evandro e soldado Dourado.

Leia mais

Corpo de Bombeiros orienta sobre os cuidados na utilização da energia elétrica

Corpo de Bombeiros apresenta medidas de prevenção a incêndio como o fechamento de portas em casa

Vidas alheias e riquezas salvar!