Bombeiros de Horizonte resgatam vítima de acidente de trânsito presa às ferragens

26 de abril de 2021 - 16:20 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra da Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Bombeiros de Horizonte resgatam vítima de acidente de trânsito presa às ferragens

Bombeiros de Horizonte (2ªCia/2ºBBM) resgatam vítima de acidente de trânsito presa às ferragens

Bombeiros de Horizonte resgatam vítima de acidente de trânsito presa às ferragens, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13). A princípio, o acidente ocorreu por volta das 06h30 da manhã desta segunda-feira (26), na BR 116, km 65, em Chorozinho. A colisão foi tipo frontal entre um veículo tipo Pick Up (Hilux) e uma carreta (Volvo).

Igualmente, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) que acionou a 2ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2ªCia/2ºBBM). Imediatamente, se deslocou até o local da ocorrência.

O condutor do veículo tipo Pick Up ficou preso às ferragens, sendo desencarcerado pelos Bombeiros de Horizonte, cuja guarnição foi composta pelo subtenente Wilkson, subtenente Adailton, soldado J. Viana e soldado Igor Moura.

A vítima se queixou de dores, apresentava luxações e fratura em um dos membros superiores. Contudo, após o resgate e estabilização, foi imobilizado e conduzida pela equipe do SAMU para uma Unidade de Pronto Atendimento.

No resgate da vítima, os Bombeiros de Horizonte (2ªCia/2ºBBM) utilizaram os equipamentos de desencarceramento.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu a segurança viária, com o Inspetor J. Portela e Inspetor Mário. Enquanto que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com o condutor da UBS Allef e  auxiliar de Enfermagem Eliane prestaram o atendimento pré-hospitalar (APH) e conduziu a vítima até o hospital.

Equipamento de Desencarceramento

O desencarceramento é a operação de salvamento e resgate que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima de materiais envolventes que a prendam ou encarcerem. Um equipamento conhecido como desencarcerador permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou quaisquer outro ambiente que, devido a sua estrutura metálica, necessite ser cortado ou expandido por equipamento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamento hidráulico, por um motor, geralmente acomodado numa viatura própria do Corpo de Bombeiros.

Siga nossas Redes Sociais

CBMCE - Bombeirinho

Vidas alheias e riquezas salvar!