Corpo de Bombeiros do Ceará sugere Dicas sobre segurança na Praia do Futuro

15 de abril de 2021 - 14:00 # #

A Praia do Futuro é um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil.

Sua infra estrutura de atendimento ao cliente, com uma variedade de restaurantes, é convite ao enorme número de turistas que visitam esse cartão postal da capital cearense.

Com isso, o Corpo de Bombeiros do Ceará sugere dicas de segurança aos banhistas na Praia do Futuro. Inicialmente, precisamos refletir: Qual é a melhor forma de evitar afogamentos? O que eu devo fazer em caso de urgência?

Corpo de Bombeiros do Ceará sugere dicas para evitar acidentes na Praia do Futuro

Após estudos feitos pelo Soldado Ruy Filho do CBMCE, em artigo publicado : “Estudo sobre ocorrências de afogamento em 2 praias de Fortaleza, Praia do Futuro e Caça e Pesca” a corporação pôde ter um norte para prevenir afogamentos.

Neste estudo, foi percebido que o maior número de ocorrências se dá devido aos valões, conhecidas como popularmente como “piscininhas”, seguidas pelas ocorrências que envolvem as correntes de retorno e a forte corrente lateral presente na Praia do Futuro.

Através desses números o CBMCE dá dicas de segurança para evitar afogamentos na Praia do Futuro:

#1 – Como reconhecer uma Corrente de Retorno

Quando as ondas empurram água para a praia uma segunda e igualmente poderosa corrente ocorre, afunilando a água que está voltando e a empurrando para oceano novamente. Estes “rios” podem sugar você para dentro do mar rapidamente, por isso é importante evitá-los a todo custo. Infelizmente, é mais difícil de localizar estes pontos de risco sem estar em altitude elevada em relação a praia, mas com um pouco de atenção é possível.

#2 – Como a Corrente de Retorno flui

Uma corrente de retorno pode fluir para diversas direções. Algumas vezes ela vai diretamente para o mar, outras vezes formam ângulos e até mesmo podem retornar a praia.

#3 – Quais são os sinais visuais de uma Corrente de Retorno(VALA)

Existem vários sinais bem claros para identificá-la: região com água mais escura; pouca quebra de ondas; água agitada com suas extremidades com água clama; espuma flutuando além do quebra ondas.

#4 – O que fazer quando for pego por uma Corrente de Retorno(VALA)

Se você se encontrar no meio de uma corrente de retorno, a coisa mais importante a fazer é ficar calmo. As maiores causas de afogamento são pânico e exaustão. Se a praia possui salva vidas, levante seus braços para chamar atenção. Se ninguém te ver, flutue seguindo a corrente e tente lentamente nadar na direção das ondas. Lembre-se: nunca nade contra a corrente de retorno… Não importa o quão bom nadador você seja, você nunca vai ganhar do oceano.

#5 – Quando um Valão se interliga a uma Corrente de Retorno(VALA)

Nesta imagem vemos o quanto a Praia do Futuro é diferenciada em sua geografia, pois a corrente que forma os valões é a Corrente de Retorno. Na imagem vemos que o valão se interliga à Corrente de Retorno(VALA).

Um banhista inexperiente entraria numa situação crítica ao não conhecer a forma de sair desta situação, pois o valão conectado à vala faria o banhista ir além da rebentação, onde o sentido da maré fará ele retornar a área do valão e assim sucessivamente.

A única forma de sair desta situação é nadar na direção da maré até que se perceba que já saiu da área do valão, saindo assim, da área da Corrente de Retorno.

link do artigo: http://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/39434