Comando de Engenharia se reúne com a Prefeitura Municipal de Russas sobre Certificação dos Bombeiros

28 de janeiro de 2021 - 17:01 # # # # # #

ASSCOM/CBMCE

Comando de Engenharia debate sobre Certificação dos Bombeiros

Contexto

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) de Limoeiro do Norte se reuniu na manhã desta quarta-feira (27) com a Prefeitura Municipal de Russas, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 18) sobre certificação dos bombeiros.

A princípio, participaram da reunião pela Prefeitura de Russas, o Senhor Ari Célio Mendes, representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico), o Senhor Francisco Martins Dantas, pela Secretaria de Governo, Silva Maria Duarte, gerente do núcleo de cadastro econômico, o Senhor Antônio Marcos França, agente administrativo, o Senhor Gerlanier Gonçalves, gerente de tributos e Paulo Jackson, coordenador de tributos.

A saber, pelo CEPI de Limoeiro do Norte, o 1° Tenente Santiago e Subtenente Marceliano, lotados na 2ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (2ªCia/4ºBBM).

Pauta da reunião

Em virtude do prosseguimento as medidas de regularização e fiscalização do comércio no município de Russas, nesse sentido, foram tratados  assuntos relacionados a formalização dos comerciantes, expedição de certificado de conformidade, fiscalização de locais de reunião de público, construção, reforma e adequação de novas e antigas edificações, de acordo com as normas técnicas do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Como também, a facilitação para que todos os empreendedores se regularizem de maneira rápida e sem precisar se ausentar de seu domicílio, mantendo assim seus direitos assegurados como comerciante.

De acordo com o major José Alexandre Junior, “o CEPI DE Limoeiro do Norte vem intensificando tais medidas junto aos municípios do vale do Jaguaribe, visando não só a segurança do patrimônio público e privado, bem como a conscientização da necessidade de prevenção, essa como meio mais eficaz em defesa da vida e do patrimônio”, destacou o comandante da 2ªCia/4ºBBM, quartel de Limoeiro do Norte.

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI)

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por iniciativa do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), disponibiliza à população cearense um processo de recepção, análise e emissão do Certificado de Conformidade totalmente digital. Com isso, a Corporação ingressa no seleto grupo dos corpos de bombeiros do país que eliminaram a necessidade de papeis nesse tipo de procedimento.

“Isso proporciona uma série de vantagens, que vão desde o ganho de tempo e comodidade, proporcionando maior agilidade no fluxo dos processos e segurança na informação, até a contribuição para o meio ambiente, com a supressão dos meios físicos que outrora acabavam sendo jogadas no lixo eventualmente”, avalia o tenente-coronel Wagner Maia, comandante do CEPI.

A novidade abrange o memorial descritivo, a taxa referente ao serviço de análise, a anotação de responsabilidade técnica (ART) e/ou registro de responsabilidade técnica (RRT) e o as pranchas do projeto de segurança contra incêndio propriamente falando. Toda essa documentação poderá ser enviada online, por meio do site: https://www.cepi.cb.ce.gov.br/

Um canal de comunicação via Whatsapp foi aberto recentemente pelo CEPI para oferecer esclarecimentos sobre o processo. Por meio do número (85) 3101.2394, que funciona em horário comercial, qualquer interessado em solicitar os serviços de análise de projetos e de vistoria de edificações do Corpo de Bombeiros pode obter informações.

O CEPI

A princípio, o CEPI é o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes e/ou depois de sua liberação ao uso.

Desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a ser chamada de Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), por força do Decreto 32.978.

Em 2020, entre vistorias e análises de projetos, foram 102,269 mil processos atendidos no CEPI/CBMCE, representando uma área aproximada de 56,5 milhões de metros quadrados. Desse total, 18.191 foram atendimentos on-line.

Em 2019, entre vistorias e análises de projetos, foram 72,570 mil processos atendidos no CEPI/CBMCE, representando uma área aproximada de 32 milhões de metros quadrados, . O número é o dobro do que foi registrado em 2018.

Em 2018, foram 36 mil processos atendidos no setor de engenharia de incêndio do CBMCE, entre vistorias e análises de projetos. O número é quase cinco vezes maior do que o registrado em 2013, e a expectativa para os próximos anos são de uma ampliação ainda maior, graças à descentralização dos serviços e ações inovadoras digitais.