A importância de uma vistoria do Comando de Engenharia do Corpo de Bombeiros do Ceará

9 de dezembro de 2020 - 08:42 # # # # #

Na manhã desta terça – feira (08), o Corpo de Bombeiros, por meio da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/3ºBBM) e Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndio de Sobral (CEPI-Sobral)), realizou uma vistoria técnica em um prédio residencial. Na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). A edificação vistoriada possui 9.976,82 m², 16 pavimentos, 46,50m de altura e 96 apartamentos residenciais. A vistoria foi realizada pelos vistoriantes do CEPI de Sobral, com a utilização de RPA (drone) e contou com a participação da guarnição de serviço de combate a incêndio da 1ªCia/3ºBBM.

Com a utilização do RPA (drone) foi possível observar a captação do sistema de proteção descarga atmosférica (SPDA), popularmente nominado de para-raios, a laje de segurança prevista na edificação e seus pontos de ancoragem. Itens previstos na legislação contra incêndio e pânico do Corpo de Bombeiros do Ceará.

A guarnição de serviço de combate a incêndio pôde observar a localização do sistema de hidrantes e suas caixas existentes em cada pavimento e o hidrante de recalque e dos chuveiros automáticos, o posicionamento dos extintores de incêndio, além de verificar o tipo de escada existente, a qual será utilizada como rota de fuga dos pavimentos tipos e as respectivas sinalizações.

De acordo com o Major Mardens, Comandante do CEPI-Sobral e Comandante Adjunto da 1ªCia/3ºBBM, a participação das equipes de combate a incêndio em vistorias de edificações desse tipo reflete diretamente na atuação operacional em caso de sinistro, tendo em vista que o perfeito funcionamento dos itens de segurança contra incêndio e pânico previstos e conhecimento técnico sobre a utilização de cada um deles pode evitar incêndios de grandes proporções.

Conforme o Tenente Coronel Moraes, “o Artigo 2° da LEI Nº 13.556, de 29.12.04, publicada no Diário Oficial do Estado em: 30.12.04, versa: A expedição de licenças para construção, funcionamento de quaisquer estabelecimentos ou uso de construção, nova ou antiga, dependerão de prévia expedição, pelo órgão próprio do Corpo de Bombeiros, de Certificado de Conformidade do Sistema de Proteção contra Incêndio e Pânico”. Destacou o Comandante da 1ªCia/3ºBBM, com sede em Sobral.

LEI Nº 13.556, DE 29.12.04 (D.O. DE 30.12.04)

VISTÓRIA TÉCNICA

VISTORIA EM EDIFICAÇÕES DE MÉDIO E ALTO RISCO

A vistoria é o processo no qual o cidadão iniciará o procedimento para obter o Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros, atestando que a edificação está de acordo com as normas vigentes de segurança contra incêndio e pânico.

Nesta modalidade de vistoria, a documentação necessária deverá ser obrigatoriamente apresentada ao vistoriante do CEPI no ato de sua chegada à edificação.

VISTORIA EM EDIFICAÇÕES DE BAIXO RISCO

As vistorias das edificações classificadas como baixo risco com protocolo gerado por meio eletrônico serão viabilizadas quando o interessado observar as seguintes condições:

I – O somatório de todas as áreas construídas da edificação deverá ser inferior a 750m2;

II – O estabelecimento com até 3(três) pavimentos, sendo a saída direto para via pública e não existindo portas ou janelas  para o interior de edificações ou estabelecimentos adjacentes.

III – Não comercializar, armazenar ou manipular líquidos inflamáveis até 250l, produtos perigosos à saúde humana e ao meio ambiente como: explosivos, substâncias tóxicas, radioativas, oxidantes, ou qualquer substância tóxica.

IV – Locais de reunião de público cuja lotação não ultrapasse 100(cem) pessoas.

V – Deve possuir equipamentos extintores na quantidade e tipo adequado ao risco da edificação, sendo necessário o “upload” da nota fiscal dos equipamentos em formato ”pdf” no sistema SCAT. O arquivo deve estar nomeado com o seu tipo. Ex.: Nota fiscal dos extintores

VI – Nas edificações com uso de Gás Liquefeito de Petróleo-GLP só será permitido o uso ou o armazenamento máximo de 90Kg, devendo o interessado fazer “upload” da Anotação de Responsabilidade Técnica-ART e do laudo do teste de estanqueidade do engenheiro responsável em formato “pdf” para o sistema SCAT.

VII – Os documentos anexados ao processo em “upload” serão conferidos, sendo considerado inválido o processo com informações erradas ou incompletas.

DOCUMENTAÇÃO E OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Após o cadastro do formulário, o cidadão receberá uma mensagem de confirmação de cadastro com informações auxiliares por E-mail. Caso não esteja na sua caixa de entrada, verifique na caixa de spam.

COMO SOLICITAR VISTORIA?

1 Entre em: www.cepi.cb.ce.gov.br

2 Clique em “Serviços” e em “Solicitar Vistoria Técnica”;

Protocole seu projeto ou vistoria técnica

O Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndio (CEPI) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) disponibiliza o serviço em seu site: Clique aqui para que possa dar entrada em seu projeto ou sua vistoria.

Em caso de dúvidas e/ou esclarecimento

O Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndio (CEPI) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) disponibiliza o número de WhatsApp (85) 3101 2394, que funciona em horário comercial.

O Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndio de Sobral (CEPI – Sobral) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) disponibiliza o número de WhatsApp +55 88 9 9420 7253, que funciona em horário comercial.

A prevenção é o melhor combate!