CBMCE e SECULT, cuidando dos equipamentos públicos que abrigam a arte e a cultura
30 de novembro de 2020 - 15:29 ##prevencao #cbmce #Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) #Governo do Ceará
Com mais ações de prevenção e segurança nos equipamentos públicos destinados a abrigar a arte, a cultura e o patrimônio histórico no Estado do Ceará, o Corpo de Bombeiros Militar, através do Tenente BM Bentemuller, analista de projetos do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio-CEPI/CBMCE, visitou hoje a Academia Cearense de Letras, conhecida como “Palácio da Luz”, localizada à rua do Rosário, nº : 01, ao lado da praça dos Leões no centro da Cidade.
A Academia Cearense de Letras é a mais antiga instituição do gênero no país, pois foi fundada a 15 de agosto de 1894 e Inspirou-se na Academia de Ciências de Lisboa, surgindo no rasto da famosa Padaria Espiritual, de Fortaleza, cujo “forno” funcionou por 6 anos (1892-1898), alimentado por “padeiros” notáveis, entre eles Antônio Sales, autor do festejado romance Aves de Arribação. Essa edificação também foi a antiga sede do Governo do Ceará, um importante monumento para a nossa história.
Participaram da reunião o Sr. Olímpio Rocha, Eng. Responsável, a Sra. Andréia Alencar, Arquiteta e o Sra. Cláudia Queiroz, Diretora adjunta da ACL.
O objetivo dessa visita é consolidar mais ainda a posição da corporação em cuidar juntamente com a SECULT, de todo nosso patrimônio histórico e cultural, preservando, observando normas de segurança contra incêndio, onde várias edificações como museu da Imagem e do Som, arquivo público, cine são Luiz, Theatro José de Alencar, vem sendo acompanhados com visitas técnicas e reuniões de alinhamento com os gestores dessas edificações para que sejam viabilizados seus processos de certificação junto CBMCE, e assim nossa a arte e nossa história sejam protegidas.
Nosso lema é: Vidas alheias e riquezas salvar!