Oficial do CBMCE ministra instrução de combate a incêndio no III CIRRC

14 de novembro de 2020 - 10:23 # # # #

Nesta sexta-feira (13), o primeiro-tenente Dionnis, ministrou instrução de Noções Básicas em Combate a Incêndio para 49 alunos do III Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CIRRC) promovido pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12).

A instrução ocorreu no complexo penitenciário localizado no município de Itaitinga e contou com carga horária de 8 horas-aula. “O objetivo foi oferecer conhecimentos teóricos e práticos de combate a incêndio e maneabilidade com mangueiras para que esses profissionais possam somar esforços com os bombeiros militares em situações de necessidade”, explica o tenente Dionnis.

O conteúdo abordado na parte teórica foi: Teoria do fogo, propagação e extinção de incêndio. Classes de incêndios e tipos de extintores. Na parte prática: maneabilidade de mangueiras. Combate a incêndio defensivo, tipos de jatos e progressão em ambiente com incêndio. Para tanto, utilizamos a viatura Auto Bomba Tanque 33 (ABT 33) do Quartel de Horizonte (2ªCia/2ºBBM), sob o comando do Tenente Cristino.

O III Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário, realizado pela Secretaria da Administração Penitenciária, teve início nesta quinta-feira (5). O curso pretende capacitar policiais penais do Estado do Ceará e de outras federações, assim como outros operadores da segurança pública (PC, PM, PF, PRF e Militares das Forças Armadas). Foram recebidas 182 inscrições para o TAF, mas nesta primeira seleção somente 86 guerreiros e guerreiras conseguiram a aprovação. O curso segue até esta data com 49 candidatos. Nesta edição, o III CIRRC conta com a participação de representantes de outros Estados da federação: AC (1); AP (2); DF (3); MA (1); MT (2); PA (5); PI (3); RN (2).

Disciplinas Operacionais: Armamento e Tiro (Espingarda Calibre 12), Armamento e Tiro (Fuzil 5.56), Armamento e Tiro (Pistola .40), Bastão PR – 24 (Tonfa), Imobilização Tática, Instrumento de Menor Potencial Ofensivo – IMPO, Intervenção Prisional, Noções de Combate a Incêndio, Porte e Saque Velado de Arma Curta, Pronto Socorro de Combate (APH), Rondas Noturnas e Operações, Técnicas de Escolta Armada e Algemação.

Disciplinas Teóricas: Direitos Humanos e Cidadania, Ética e Postura Profissional, Gerenciamento e Crise Prisional, Lei de Execução Penal.

Conforme o Tenente Dionnis, “as forças públicas devem cada vez mais trabalhar em conjunto pela sociedade. Então, pensando nisso, é importante a participação do Corpo de Bombeiros na especialização dos policiais penais, pois no cotidiano, essas forças, Sistema de Administração Penitenciária e CBMCE, trabalham juntas no combate a rebeliões, pois uma das armas utilizadas pelos presos é o fogo. Assim, proporcionamos hoje um conhecimento básico sobre a teoria do fogo e as formas de combate a incêndio”, destaca o Oficial que ministrou a instrução.

Nosso lema é: Vidas alheias e riquezas salvar!