4ªCia/1ºBBM debela incêndio em edificação comercial, no Bairro Maraponga

26 de outubro de 2020 - 15:25

Na noite deste domingo (25), por volta das 19 horas e 27 minutos, a Guarnição de Combate a Incêndio da 4ªCia/1ºBBM, com sede no Bairro José Walter, foi acionada pela CIOPS, para atender uma ocorrência de incêndio em edificação comercial, na Rua Mimosa Coelho, no Bairro Maraponga. Na Área Integrada de Segurança 9  (AIS 9).

Segundo o 1º Tenente Crispim, “em cerca de 30 minutos, a guarnição debelou o incêndio e concluiu o rescaldo por meio da aeração do ambiente. Foi utilizado 1.500 litros de água da viatura ABT 43. Não houve vítima. O fogo atingiu e queimou um compartimento de 15m² (3mX5m) com diversos armários de madeira. Fora deste cômodo, ao lado de uma entrada o fogo também atingiu dois caixas de banco 24 horas e a parte superior de um extintor de incêndio. Duas salas contíguas foram alcançadas pela fumaça concentrada preta, capa térmica, no teto.

Como o fogo e a maior parte da fumaça se concentraram no primeiro cômodo, foi necessário o uso do equipamento de proteção respiratória autônoma (EPRA), bem como, a utilização de novas técnicas de combate a incêndio com a nova doutrina do uso racional da água, de forma 100% eficiente, com desperdício mínimo, o curso agrega valor à sociedade, trazendo um grande benefício para o Estado do Ceará, que convive em um cenário de crise hídrica.

A partir do corpo de bomba da viatura auto bomba tanque 43 (ABT 43) foram acionados 100 libras de pressão que foram controlados com o esguicho regulável seletor de vazão de 1 e 1/2 polegadas (38mm), que permite ao operador de linha regular o jato d’água em: sólido, neblina e cone cheio, permitindo o operador uma grande flexibilidade de ação, onde a vazão pode ser ajustada manualmente, durante a operação, sem a necessidade de interromper o fluxo.

A guarnição que atendeu a ocorrência foi composta pelo 1º Tenente Crispim, Cabo Mendonça, Cabo Mario, Cabo Domingos, Soldado Martins e Soldado Pedro Teles. O local ficou sob a responsabilidade do segurança, o Senhor Antônio da Silva.

Nosso lema é: Vidas alheias e riquezas salvar!