1ªCia/3ºBBM debela 10 incêndios em vegetação, neste domingo (6), em Sobral

7 de setembro de 2020 - 10:34 # # # #

Incêndio na estrada de acesso ao Distrito de Jordão

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (1ª Cia/3º BBM), com sede em Sobral, foi acionado para 10 ocorrências de incêndios em vegetação na região, neste domingo (06). Na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).

Conforme o Tenente Coronel Moraes, “no mês de Setembro, até o momento já foram 57 atendimentos a ocorrências desse tipo. A tendência é que a quantidade neste mês supere a média dos últimos anos. No mesmo período em 2019, foram 154 atendimentos, em 2018, 211, em 2017, 149 e 2016, 108”, informou o Comandante da 1ªCia/3ºBBM.

Dentre as 10(dez) ocorrências atendidas neste Domingo (06), 02 foram de grandes proporções:

– Localidade de Mulungu, no Distrito de Jaibaras – o fogo se aproximava de algumas residências, mas foi contido, sendo o combate às chamas realizado no período de 13h às 17 hrs, com o uso de soprovarredor, abafador e bomba costal.

– Estrada de Acesso ao Distrito de Jordão – o fogo tomou grandes proporções, estando na iminência de atingir uma Fábrica de Rações, a Usina de Asfalto e uma Fábrica de Cimentos. O incêndio, cujo combate iniciou às 17 hrs, foi finalizado às 21h30min. Foram utilizadas 03 (três) viaturas (ABT 30, AT 18 e CDC – 01), sendo utilizado 15 mil litros de água para debelar todo o incêndio.

Foram debelados incêndios de menores proporções nos Bairros Expectativa, COHAB 2, Terrenos Novos, Recanto 2, Betânia, Jaburuna, Estreito e Distrito Industrial.

Para atender a alta demanda, foram utilizadas 03 guarnições de combate a incêndio:

– Na viatura ABT 30: TEN Costa Silva, ST Jairo, CB Alex, SD Melo e SD Thaylan;

– Na viatura AT 18: TEN Roberto, ST Oliveira e CB Fabrício;

– Na viatura CDC 01: ST Nogueira, ST Frota e SD Arruda.

As queimadas são uma grande questão ambiental e a prevenção é essencial para que o meio ambiente seja preservado.

Dicas de prevenção

Sobre o tema, o Major Mardens, do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), sugere algumas atitudes para evitar que essas queimadas ocorram ou mesmo se propaguem:

– Em caso de acampamentos, a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação, principalmente seca ou a faça bem perto de um rio, observando o sentido do vento para que as centelhas desse fogo ou fumaça não iniciem um possível incêndio florestal;

– Nunca manusear ou provocar qualquer fonte de calor, por menor que seja, em locais onde haja vegetação, menos ainda se esta vegetação estiver seca;

– Nunca realizar queima de limpeza do terreno no período crítico do segundo semestre, sempre programar o manejo para períodos não críticos.

– Nunca se deve soltar balão, em hipótese alguma, pois estes também são um dos maiores causadores de queimadas, e por isso não os soltar é uma maneira de evitá-las;

– Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação;

– Obedecer ao descarte correto de resíduos sólidos e as datas programadas da coleta seletiva.

– Para as pessoas que viajam bastante, evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial para que as queimadas sejam evitadas, pois esse lixo jogado poderá servir de alimento para o fogo;

– Próximo as estradas e torres de transmissão o ideal é providenciar uma aceiro (limpeza de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios) nas proximidades, de modo a evitar, em caso de incêndio, que este se alastre.

– Realizar os aceiros preventivos nas propriedade e locais de criação e pastagens

Operação Floresta Branca

Este ano o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) inovou e lançou uma Campanha Preventiva intitulada OPERAÇÃO FLORESTA BRANCA com a finalidade de informar e prevenir os Incêndios florestais. O nome se dá porque Caatinga, em tupi-guarani, significa Floresta Branca. O segundo semestre se caracteriza pela ausência de chuva, altas temperaturas, umidade relativa do ar baixa e aumento na velocidade dos ventos, fatores que contribuem com a propagação dos incêndios. O segundo semestre apresenta cerca de 93% do total de focos de calor do Estado do Ceará.

Então devemos voltar a atenção para os cuidados com esse bioma, que é o único 100% brasileiro. Eu termino com uma reflexão interessante: ‘um pequeno fogo, que se apaga com facilidade, quando tolerado, nem por rios se deixa extinguir’ Shakespeare.

Vidas alheias e riquezas salvar!