1ªCia/4ºBBM atua em acidente com vítimas presas às ferragens na BR 116, em Jaguaribe

25 de agosto de 2020 - 10:43 # # # # # #

Na madrugada desta terça-feira, 25 de agosto de 2020, a 1ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/4ºBBM – Quartel de Iguatu) foi acionada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por volta das 03h25 para atender uma grave ocorrência de acidente de trânsito envolvendo dois caminhões com 2 (duas) vítimas presas às ferragens na BR 116,na altura do km 333, em Jaguaribe, Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18).

Segundo o Tenente-Coronel Nijair, “os dois caminhões sofreram colisão frontal, o caminhão tipo Scania com placa de de São Gotardo/MG com carga de alho pegou fogo e o outro caminhão tipo VW 13190, com placa de Pindoretama/CE trafegava sem carga. Os dois condutores após a colisão ficaram presos às ferragens, ambos com sinais de óbito, e um destes ficou carbonizado”, relatou o Comandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar com sede em Iguatu.

Para debelar o incêndio no veículo tipo Scania foi utilizado cerca de 3 mil litros de água da viatura ABT 48. Para retirar as vítimas presas às ferragens foi utilizado duas ferramentas para desencarceramento, sendo uma de corte e outra de expansão.Os trabalhos foram concluídos por volta das 08h40 da manhã desta terça-feira, 25 de agosto.

Desencarceramento é o nome dado à operação de salvamento que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima de materiais envolventes que a prendam ou encarceram. Um equipamento conhecido como desencarcerador permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou qualquer outro ambiente que, devido a sua estrutura metálica, nécessite ser cortado por equipamiento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamento hidráulico por um motor, geralmente acomodado numa viatura própria do Corpo de Bombeiros.

O desencarcerador pode ser em forma de tesoura, cunda, ou cilindro. Quando utilizado na forma de tesoura, o material que estiver prendendo a vítima a ser socorrida é cortado. Quando é utilizada a cunha, o objetivo é encontrar uma pequena brecha, inserir a cunha, e ao acionar o motor, a cunha vai abrindo espaço necessário para retirada da vítima ou outro serviço.

A PRF fez a segurança da BR 116 para o serviço dos Bombeiros Militares e a PEFOCE, núcleo de Iguatu recebeu os corpos.

A guarnição da 1ªCia/4ºBBM – Quartel de Iguatu que atendeu a ocorrência foi composta pelo Subtenente Lamonier, Subtenente Eurilando, Cabo Vagner, Soldado Andrade e Soldado Gurgel, na viatura de combate a incêndio, Auto Bomba Tanque 48 (ABT 48), e na viatura de Auto Salvamento 29 (AS 29).