Corpo de Bombeiros sugere dicas de prevenção contra acidentes domésticos infantis

20 de março de 2020 - 14:43 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) em meio à pandemia provocada pelo Coronavírus (COVID – 19), onde a melhor forma de prevenção é o isolamento social, as aulas em escolas públicas e privadas, não só no Estado do Ceará, mas em todo o Brasil, estão suspensas por tempo indeterminado, sugere dicas de prevenção para evitar acidentes domésticos infantis.

As crianças deverão permanecer em casa durante todo esse período, e com isso, a possibilidade de acidentes domésticos aumenta. Segundo o Ministério da Saúde, 60% dos acidentes com crianças acontecem dentro de casa. O perigo pode estar em qualquer lugar, por isso, os pais devem redobrar a atenção e cuidados.

Estimativas mostram que, a cada morte, outras quatro crianças ficam com sequelas permanentes que geram, frequentemente, consequências emocionais, sociais e financeiras à família e à sociedade. Estudos apontam, entretanto, que pelo menos 90% dessas lesões poderiam ser evitadas com atitudes preventivas.

Veja algumas dicas para que as crianças tenham mais segurança em casa:

+ Certifique-se de que todas as janelas às quais a criança tenha acesso estejam travadas, trancadas ou adaptadas com travas, telas de proteção ou grades; no topo e na base das escadas, use grades ou portões de proteção.

+ Evite deixar produtos de limpeza ao alcance das crianças. Mantenha-os em local onde a criança não consiga pegar ou ter acesso.

+ Crianças não devem ficar próximas ao fogão, principalmente quando estiverem em uso. Utilize as bocas de trás e vire o cabo das panelas para o centro do fogão.

+ Não passe roupas com crianças ao redor, um descuido pode ser muito perigoso.

+ As tomadas devem ser protegidas por tampas apropriadas (protetores), os fios elétricos devem estar isolados e longe do alcance das crianças. Não deixe ventiladores ligados ao alcance delas.

+ Muitas residências possuem jardins e canteiros com plantas. Deve-se ter muito cuidado com as espécies tóxicas. As crianças gostam de explorar o ambiente com seus sentidos – olfato, paladar, tato, visão e audição – e não possuem noção de risco desenvolvida. Por isso, geralmente, levam à boca tudo o que veem pela frente.

+ Brincar é o que há de mais importante para a criança. É o que a torna ativa, criativa, lhe dá oportunidade de se relacionar com os outros e também a faz feliz. Para uma brincadeira mais segura, é fundamental que todos os brinquedos tenham o selo de qualidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e sejam adequados à faixa etária da criança (informação que deve constar da embalagem do produto).

+ Medicamentos não devem ficar visíveis para as crianças. Mesmo vazios, nunca entregue os frascos para serem usados como brinquedo.

+ Mantenha sempre fora de alcance, as tesouras, facas e outros objetos do gênero.

+ Caso haja em casa móveis que tenham cantos afiados, coloque proteções macias e com bordas redondas;

+ CRIANÇAS NA PISCINA, ATENÇÃO CONSTANTE: Tenha em sua mente que ao levar seu filho(a) para piscina ou praia, a diversão é deles e não a sua. Fique sempre atento, de preferência a distância de um braço. Um minuto de descuido poderá causar uma perda irreparável.

+ Bebês adoram descobrir o mundo colocando os objetos na boca. Portanto, é importante estar atento para que eles não levem à boca coisas muito pequenas que podem sufocar. Crianças maiores também merecem atenção, já que também estão descobrindo o mundo e o paladar é um dos sentidos para tais descobertas. Moedas, por exemplo, podem ser uma grande inimiga e devem ficar longe dos pequenos.

+ Além de adotar medidas que reduzam ao máximo a exposição dos pequeninos aos riscos domésticos, temos que ficar atentos. Um momento de desatenção é suficiente para que um acidente ocorra.

Proteja sua família, previna acidentes!