Bombeiros Militares em parceria com Associação de Apicultores capturam abelhas, em Tauá

8 de fevereiro de 2020 - 08:36 # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ºCia/3ºBBM), quartel sediado na cidade de Tauá em parceria com a Associação dos Apicultores do Município de Tauá (APMUT), na tarde desta quinta-feira, 06 de fevereiro, realizaram a captura de um enxame de abelhas que oferecia risco aos moradores e animais da residência de uma senhora, no setor L, da CE 176, em Tauá. Na Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22).

A captura das abelhas foi um sucesso, uma vez que o extermínio delas é considerado crime, segundo a Lei 6.905 de 12 de fevereiro de 1998. Ninguém ficou ferido. O forte calor e o desmatamento na zona rural faz com que essas colmeias migrem em busca de locais mais frescos, aumentando, assim, esse tipo de ocorrência nessa época do ano.

A guarnição de serviço que atendeu a ocorrência foi composta pelo Subtenente Ladston, Soldado Hebert, Soldado Lima Silva e Soldado Arthur. A equipe se deslocou na viatura Auto Bomba Tanque (ABT- 49) e levou aproximadamente 30 minutos para que a ação fosse concluída em parceria com o apicultor Antônio, onde foi  utilizado equipamentos, como: fumegador, caixote, saco e equipamentos de proteção individual.

Segundo o apicultor, “a fumaça do fumegador é produzida com a casca da umburana, uma excelente forma de acalmar as abelhas sem prejudicar o meio ambiente”. Ressaltou o Senhor Antônio.

Após a realização do aprisionamento no caixote, elas foram levadas para o apiário. Ou seja, todos os procedimento foram realizados para evitar o extermínio de abelhas, considerado crime ambiental pela legislação vigente. As abelhas são responsáveis por noventa por cento da polinização vegetal, portanto, é de suma importância que elas sejam mantidas no meio ambiente, bem como sua preservação.

DICAS DE PREVENÇÃO:

– Evite bater nas abelhas

– Use roupas claras, pois as escuras atraem abelhas;

– Evite movimentos bruscos e excessivos quando próximo a colméias;

– Não grite, pois as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos;

– Evite operar qualquer máquina barulhenta próximo a colméias;

– Examine a área de trabalho antes de usar equipamentos motorizados;

– Ensine as crianças a se precaver e não molestarem as abelhas;

– Pergunte ao seu médico sobre o que fazer caso você seja alérgico a picadas;

– Ao ficar diante de um enxame de abelhas, a pessoa deve correr em zigue-zague, pois os insetos deslocam-se juntos em linha reta;

– Se for atacado, proteja das picadas o pescoço e o rosto, com a ajuda de uma camisa ou outra vestimenta;

– Pessoas alérgicas a picada de insetos devem evitar caminhadas em áreas de mata, pois para quem é sensível ao veneno da abelha, apenas uma picada pode ser suficiente para gerar um choque anafilático;

– Caso perceba a formação de um enxame, jamais faça remoção das abelhas por conta própria, se afaste, distancie os animais, crianças, alérgicos e acione o Corpo de Bombeiros (pelo telefone 193);

– Se o enxame estiver fora de controle, inclusive de apicultores, a equipe do Corpo de Bombeiros exterminará as abelhas como última alternativa.

193 – O telefone que salva, a ligação é gratuita!