2ªCia/4ºBBM debela incêndio em Edificação Hospitalar em Limoeiro do Norte

22 de dezembro de 2019 - 08:12

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 2ª Companhia de Bombeiros Militares (2ªCia/4ºBBM), Quartel de Limoeiro do Norte foi acionada por volta das 22h, deste sábado, através do telefone de emergência 193 para atender uma ocorrência de incêndio em Edificação Hospitalar, no Centro de Limoeiro do Norte. Na Área Integrada de Segurança 18 (AIS-18).

De pronto, a guarnição de serviço composta pelo Subtenente Elder, Subtenente Marceliano, Cabo Ricardo, Soldado Viana e Soldado Kennedy, na viatura Auto Bomba Tanque 42 (ABT 42) se deslocou para atender a ocorrencia, chegando ao local em 6 minutos, debelando o princípio de incêndio, utilizando cerca de 500 litros de água e 03 extintores.

Ao chegar no local, os pacientes já se encontravam em evacuação, (pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde), já se encontravam na calçada do hospital.

O princípio de incêndio ocorreu em um botijão de gás liquefeito de petróleo (GLP) de 13 kg (P 13), “gas de cozinha”, onde o incêndio alcançou um ventilador, um armário e parte do forro (PVC). Após o controle do incêndio, a equipe fazendo uso de Equipamento de Proteção Respiratória (EPR), realizou uma varredura por todas as dependências do hospital, ventilando o local através de abertura de portas e janelas.

A ventilação foi necessária, tanto para dissipar a fumaça que se encontrava concentrada como para resfriar o ambiente.  Após o rescaldo e mediante a realização de tais procedimentos, foi liberada parte da edificação para ser utilizada. Devido a precisão da equipe de bombeiros, foi possível um controle imediato do sinistro, bem como, foi minimizados maiores prejuízos a edificação.

Conforme o Tenente-Coronel Anderson Viana, Comandante dos Bombeiros do Interior (CBI), “Incêndio é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação ou estrutura, podendo ser provocado pelo homem ou por causa natural”, enquanto que: “rescaldo é o conjunto de operações necessárias para completar a extinção do fogo, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”. Ressaltou o Major Alexandre da Silva Júnior, comandante da 2ªCia/4ºBBM.